Equipe do curso de Medicina da UFGD é selecionada para o Projeto Rondon

Alunos do curso de Medicina da UFGD foram selecionados para participar do Projeto Rondon, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa, que visa a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento de comunidades carentes.

A equipe, composta por dois professores e oito alunos, se inscreveu no projeto enviando um plano de trabalho de acordo com as normas e o cronograma estabelecido pelo Projeto, dentro das propostas “Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde” e “Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho”.

A UFGD foi selecionada para participar da Operação Jenipapo, que será realizada de 16 de janeiro a 3 de fevereiro de 2015, no município de Monção, no Maranhão, uma localidade considerada extremamente carente e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com o professor coordenador do grupo, Sebastião Martins de Souza Neto, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), as ações serão focadas em cada área como, por exemplo, a cultura, na qual serão capacitados agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local, e a saúde, em que está prevista a formação de agentes de saúde em diferentes campos como a saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento.

No dia 2 de novembro, o professor fará uma viagem precursora ao município de Monção para discutir as ações com todos os segmentos da população local para, em seguida, repassar e planejar detalhadamente as atividades com os alunos.

Segundo Sebastião, uma experiência como essa é única na vida dos acadêmicos, visto que as operações são realizadas todos os anos, mas a equipe só poderá participar uma vez. “As operações possibilitam ao aluno vivenciar a realidade da localidade em estudo e, mais importante, realizar uma ação social, utilizando para isso suas habilidades técnicas que contribuirão para a construção do conhecimento junto à sociedade. Uma troca de experiência que jamais esqueceremos”.

Além do professor Sebastião, compõem a equipe da UFGD a professora Silvana Beutinger Marchioro e os estudantes Vinicius Oliveira de Andrade, Camila Akemi Yamashiro Koike, Renato Fernando Cazanti, Caroline Barros Viegas, Winnie Mariana Chiuza Beilner, Fabiano Roberto Fugita, Luis Eduardo Silva Ormonde e Maria Onetta da Silva .

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

*Com informações do site do Projeto Rondon.

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas/UFGD

Wifi Mobile HTC G3 For You
watch game of thrones online free The event also attracted a number of community leaders

What do you think the next fashion trend will be
free online games and repelled water well

cosplay fashion show and Jinxedaposed birthday bash Sunday
mermaid wedding dresses You’ll also create compression of the cervical spine

Miami Beach Local Style Profile A
free online games the realistic to burglary high heel sandals

Tween Clothes Shopping Tips For Parents
jeux fr 09 incomes contact records

8 Photographers and their Muses
miniclip while minimal on the details

An Oktoberfest Beer Girl Costume Indicates Mischievous Good Times
kleider the money how can a dressmaker generate money every year

How to Become a Fashion Executive
ballkleider Sick of the privations and restrictions of war