Equipe Uai!rrior da Unifei é campeã em mundial de robótica na China

A equipe Uai!rrior da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), responsável por desenvolver robôs de combate desde o ano de 2001, participou do campeonato Fight My Bots (FMB), que aconteceu na cidade de Guangzhou, na China, e teve transmissão ao vivo pela internet. O robô General venceu uma série de robôs de diferentes lugares do mundo e se consagrou campeão invicto em sua categoria.

A Uai!rrior foi selecionada e convidada para participar do evento e levou dois de seus robôs: Jubileu e General, de pesos pena e médio, respectivamente. O convite se deu graças aos 16 anos de história aliados aos mais de 60 títulos nacionais e internacionais da equipe pela excelência em seus resultados na última RoboGames – Olimpíada de Robótica.

O evento competitivo abrangeu uma série de tecnologias, mas o destaque maior foi para o combate de robôs das categorias Peso Pena (15 Kg) e Peso Médio (60 Kg), que, de maneira geral, se assemelha ao UFC, porém com robôs em uma arena. A equipe Uai!rrior representou o Brasil na competição, disputando com robôs de equipes da Índia, Nova Zelândia, Rússia e da própria China.

Criado em 2013, o peso médio da equipe já coleciona quatro títulos de campeão: um nacional, na URC Campus Party 2014; um mundial, na USATIL 2014, em Miami, Estados Unidos; outro na RoboGames 2017, na Califórnia, também nos Estados Unidos, e agora, campeão da FMB 2017, sendo considerado o melhor robô do mundo na categoria.

O fato de o robô General ter vencido uma série de robôs de vários países e ser campeão invicto em sua categoria é motivo de muito orgulho para a equipe Uai!rrior, que nunca havia participado de um evento oriental, e logo em sua primeira experiência, conseguiu trazer para o Brasil o título inédito que passará a preencher seu quadro de vitórias.

Após a vitória, a equipe retornou ao Brasil ainda mais motivada e com muitas metas já estabelecidas. O desejo de expandir seu número de robôs e de levar o nome da Unifei ao conhecimento mundial é a maior conquista que garante a todos os envolvidos a grande expectativa de realizar o sonho de contribuir com o crescimento da tecnologia no esporte.

 

Fonte: Ascom Unifei