Esforço conjunto da Andifes, MEC e MCT consegue avanço em relação a Acórdão do TCU

Decorrente de articulação conjunta da Andifes junto aos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), o Tribunal de Contas da União (TCU) concedeu ontem, dia 25 de março, período transitório para implementação das medidas determinadas no Acórdão 2731, principalmente acerca do item 9.4.1, que dispõe sobre o repasse de recursos para as Fundações de Apoio à Pesquisa ligadas às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Segundo a direção da Associação Nacional dos Dirigentes de Insituições Federais de Ensino Superior (Andifes) o documento aprova um período transitório que é necessário ao resgate da autonomia por parte das universidades federais, para verificação das medidas determinadas no Acórdão.

Apesar de não ser uma solução definitiva acerca da autonomia universitária, a Andifes entende que a compreensão do TCU colabora com a atual situação das Ifes, que necessitam manter e viabilizar a pesquisa científica. Para além do avanço conseguido ontem, a Andifes continua se empenhando no sentido da resolução definitiva da questão.