Espaço do Conhecimento UFMG ganha acessibilidade em libras

A UFMG inaugura hoje, 26 de setembro, às 18h30, a acessibilidade em Libras no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, s/nº), onde também ocorrerá o lançamento do Símbolo Acessível em Libras criado pelo Núcleo de Comunicação e Acessibilidades da universidade. As atividades integram a programação do evento nacional Setembro Azul que, em Belo Horizonte, será realizado dos dias 26 a 30 deste mês.

Os usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que visitarem o Espaço do Conhecimento UFMG serão recepcionados com um vídeo bilíngue – legenda e língua de sinais – com informações e orientações sobre a visita ao museu. Eles também terão à disposição tablets com informações em Libras sobre o Espaço do Conhecimento, o Planetário, o Observatório e a exposição Demasiado Humano que o local abriga.

O Símbolo Acessível em Libras que será lançado tem como foco a acessibilidade linguística por meio da Libras. O símbolo é utilizado para sinalizar conteúdo originalmente produzido na língua de sinais ou com tradução/interpretação para Libras a partir da Língua Portuguesa. O símbolo será exibido na fachada do Espaço do Conhecimento em um vídeo de animação, dando início ao evento de seu lançamento e sinalizando que o local dispõe de recursos de acessibilidade voltados para as pessoas surdas.

O museu está preparado para receber 50 pessoas para o evento, por isso é importante que os visitantes cheguem com antecedência ao local. A entrada é gratuita.

Setembro Azul

Setembro é o mês da mobilização nacional pelos direitos dos surdos e azul é a cor que marca os movimentos sociais das pessoas surdas. Setembro Azul é o nome dado ao conjunto de eventos nacionais realizados pela comunidade surda durante este mês, que reúne três importantes datas comemorativas: Dia Mundial das Línguas de Sinais, no dia 10; Dia Nacional do Surdo, dia 26; e Dia Internacional do Surdo, dia 30.

Os movimentos sociais liderados por surdos se organizam para reivindicar direitos, como a luta por escolas bilíngues, mas este é também um momento para comemorar o orgulho de ser surdo – de ser usuário de uma língua gesto-visual e de compartilhar a cultura surda. Neste sentido, a comunidade surda belo-horizontina se mobiliza e promove eventos que unem várias instituições representativas das pessoas surdas, em parceria com instituições que desenvolvem trabalhos em prol da acessibilidade em Libras e da inclusão dos surdos nas variadas esferas sociais. Os diversos eventos que serão realizados na capital mineira irão contemplar política, educação, cultura, religiosidade, esporte e lazer.

Ascom UFMG

It Isn’t Over Until It’s Over
watch game of thrones online free and a tunic top

See The Most Charming Scarves of Hermes for This Year
free games online lay it out on felt with the back seam folded

Shop for Womens Fashion Accessories As Well As Stylish Gumboots Online
games online There are a number of fantastic sequin clutches on the market

For those seeking great warmth with an American
cheap prom dresses This type of humour mocks the subcultures they borrow from

Feeling so boring and middle aged
cheapest flights Here’s a look at the history of the 2 piece bathing suit

com teaches you how to take care of turquoise jewelry
jeux fr how to attract torsos in fashion cases

Kelly Osbourne’s secret weight loss weapon
miniclip According to Pure Fashion

Benz Fashion Week New York
cool math games After all the hype about Fashion week in NYC