Especialista diz que gastar 10% do PIB em educação ‘traz melhorias para todos os níveis’

O aumento do investimento em educação para 10% do PIB, previsto pelo Plano Nacional de Educação, é essencial porque o país precisa melhorar em todos os níveis de ensino: básico, superior e profissionalizante. A opinião é do professor Francisco Cordão, especialista em sociologia da Educação.

À Folha, ele parafraseou a frase do professor Anísio Teixeira, quando, em 1961, foi aprovada a primeira versão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional). “Não é uma vitória total, mas é uma vitória”, afirma Cordão, citando Teixeira

 Para ele, o PNE reflete os debates que vêm sendo travados há anos pelos envolvidos em educação e é o melhor projeto para o setor que o Brasil poderia ter nesse momento.

Folha – É factível o gasto de 10% do PIB na educação?

Francisco Cordão – O plano precisa ser visto em conjunto. Os recursos estão atrelados aos avanços que precisam existir em várias áreas da educação. Como o plano estabelece, precisa haver melhorias na educação básica, na educação superior e na profissionalizante.

A avaliação do plano é positiva, professor?

É um grande avanço. O fato de o plano estabelecer as 20 metas principais, para serem acompanhadas, é muito bom. Claro que poderia até ser menos, mas como esse conjunto de metas é enxuto, e essa foi a estratégia, fica mais fácil fazer o acompanhamento de todos elas.

 O plano aprovado no Congresso, é importante dizer, reflete o anseio de toda a comunidade que discute o assunto há vários anos. Esse texto em discussão entre os parlamentares é fruto das reflexões feitas no âmbito da Conae [Conferência Nacional de Educação].

Quais os desdobramentos mais imediatos do plano?

É importante que esse plano tenha sido aprovado antes da Copa e das eleições. O ideal é que tivesse sido no ano passado, mas tudo bem. Esse plano direciona para que os debates sobre os planos estaduais e municipais de educação cresçam. É outro avanço.

Spring Into 2011 With Blue Denim Bag Blues
watch game of thrones online free For those who like to rock wear it head to toe

Zacks’ Bear Of The Day
free games online Famous for fragrance and the ‘little black dress’

How to Measure a Blouse for a Woman
free online games Name Brands and TrendsAs of 2009

La Quinta Inn Santa Fe
cheapest flights What’s surprising is that the English 5

Anyone have any experience with this Alpine Swiss card case wallet
onlinegames It always an intense rivalry

Urban Outfitters’ CEO Discusses Q1 2012 Results
jeu gratuit There is a solution to your problem

Adorn Yourself with Trendy Turquoise Jewelry
miniclip a clothing pertaining to a tryke

Things that One Should NOT do in an Interview
games Variations include leather