À espera de uma chance

João Paulo Ferreira Martins, de 18 anos, concorre a uma vaga em Engenharia e está apreensivo.Assim como milhares de vestibulandos, ele aguarda ansioso as listas de reclassificação das universidades, que começam a ser divulgadas esta semana. Sua prioridade é Engenharia Naval na UFRJ, mas ele também ficaria satisfeito com uma vaga em Produção na UFF.
– Estou a três pontos da nota de corte da UFRJ e, pelo listão da UFF, sou o número108 e são 72 vagas. Como não passei na primeira chamada, tenho olhado as estatísticas dos anos anteriores, e acho que dá para ser chamado – acredita o estudante.

O ex-aluno do Mopi diz que tem esperanças remotas pelo Enem na reabertura do Sisu nesta sexta-feira.

-Pelo Sisu, estou o número 102 e são 28 vagas oferecidas na UFRJ. Minha outra opção seria Engenharia de Produção no Cefet: são 50 vagas pelo Sisu, e estou em 70o-. É preciso haver desistência em 20 vagas. Minha expectativa maior é pelos vestibulares tradicionais da UFF e UFRJ – explica João Paulo.

Igor Reis Vaz, de 17 anos, não se classificou na primeira chamada em Ciências da Computação, mas está perto de uma vaga na UFRJ pela re-classificação.

– Fiquei por apenas 0.12 ponto. É onde estou mais vivo no remanejamento. Na Uerj também estou esperando a reclassificação,mas por cinco pontos – conta o ex-aluno do Alfa Cem.

O desafio de Stella Senna, de 18 anos, é maior.Seu sonho é fazer Direito na Uerj, mas ela não descarta fazer o curso em uma faculdade particular.

– Fiquei mais tranquila porque passei na PUC e no Ibmec,onde me matriculei para o segundo semestre. Com esses resultados, diminuiu a ansiedade, mas obviamente preferia ir para a Uerj. Pedi alteração de nota e consegui mais dois pontos. Mesmo assim ainda não passei – conta a ex-aluna do Notre Dame do Recreio, que também foi aprovada para Letras na UFRJ.- Mas vou esperar até a última reclassificação da Uerj, a última chance.

Estudantes aguardam ansiosos as reclassificações de universidades como UFRJ, Uerj e UFF, além da segunda rodada do Sisu, que começam esta semana

Fique ligado nas datas:

? UFRJ: A lista da primeira reclassificação será divulgada nesta sexta-feira. A pré-matrícula acontece no dia 8 deste mês.

? SISU: O resultado da segunda rodada do Sisu também sai nesta sexta. Estão em jogo vagas para Unirio, Rural e Cefet, entre outras universidades federais. Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula nos dias 8 e 9 na instituição escolhida.

? UERJ: A universidade divulga seu primeiro remanejamento neste sábado. A pré-matrícula ocorre nos dias 7 e 8 de fevereiro.

? UFF: O primeira re-classificação da instituição será divulgada em 9 de fevereiro.A matrícula acontece no dia seguinte.