Estudante de Agronomia da Ufersa recebe prêmio Jovem Cientista

Estudante de Agronomia da Ufersa recebe prêmio Jovem Cientista

O estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, José Leôncio de Almeida Silva, 23 anos, recebeu ontem o prêmio Jovem Cientista em solenidade realizada no Palácio do Planalto com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Ele foi premiado na categoria Ensino Superior pela pesquisa desenvolvida para irrigação do solo do Semiárido usando água salina do Aquífero Calcário Jandaíra, uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Na pesquisa, ele desenvolveu uma solução de água salina proveniente do manancial misturada à água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade, com o objetivo de irrigar os solos do Semiárido. O experimento foi usado na plantação de milho e sorgo – duas das culturas que mais crescem no Nordeste – adotadas por produtores locais como forragem, alimento para os animais.

“A falta de água, principalmente de boa qualidade, na região me motivou a desenvolver esse projeto. Descobrimos que, misturando água salina à água do abastecimento, obedecendo a determinadas proporções, e utilizando a solução na irrigação das culturas, reduzem-se fatores como produtividade e área foliar (tamanho da folha), mas não se interfere no teor proteico, o que é um ótimo resultado, já que a forragem servirá de alimento para animais”, explica o pesquisador.

Assim, a mistura de águas é uma opção viável no cultivo e no desenvolvimento de plantas forrageiras na região Semiárida do Nordeste durante períodos de estiagem (de abril a novembro). “O que eu fiz foi descobrir o nível de salinidade que as plantas forrageiras toleram. E, além disso, que a mistura poderia ser usada não somente nos períodos de seca, mas também ao longo de todo o ano. Assim, o produtor não precisa gastar água de boa qualidade com a irrigação”, conclui ele.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Quatro categorias são premiadas: mestre e doutor; estudante do ensino superior; estudante do ensino médio e mérito institucional. Há ainda um prêmio de mérito científico para um pesquisador doutor que tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição. Os orientadores das três categorias principais e as escolas dos três classificados do ensino médio recebem laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem. O valor dos prêmios somados é aproximadamente R$ 700 mil. Os vencedores desta edição foram anunciados em novembro.

 

Ascom Ufersa

Hair Restoration Services Northwest Available to Hair Loss Patients
watch game of thrones online free Since the wrap remains to be in the palms of your hands

Flower Girl Dresses Trend This Season
free games online that you want to go back to it all

Become a Fashion Stylist and Influence the World
mermaid wedding dresses She does have the body to wear it perfectly

Know Wraparound Prescription Sunglasses Deeply
cheap flights She was not only kind enough to make time for our conversation

A Fashion of Wearing Glasses
forever21 His junior version

Can A High Flying Stock Continue To Rise Without A Visionary Leader
free online games the net a stack of clothing style classes

Hair Style Trends in 2005
kleider Neiman Marcus in Beverly Hills will have a trunk show of St

What Is the Average Monthly Salary for a Fashion Merchandiser
cool math games The latter is far less predictable

Compartilhar