Estudantes chilenos voltam às ruas exigindo educação gratuita e de qualidade

Estudantes chilenos voltam às ruas exigindo educação gratuita e de qualidade

Um ano depois de terem mobilizado o pais, com manifestações e ocupações de escolas e universidades, os estudantes chilenos voltaram às ruas. Nesta quinta-feira (23), eles organizaram 14 marchas na capital, Santiago, e nos municípios vizinhos, para exigir educação gratuita e de qualidade para todos.

A policia reprimiu os protestos, que não haviam sido autorizados, com jatos d’agua e gás lacrimogênio. Alguns estudantes reagiram, atirando pedras e paus. Os manifestantes são alunos do ensino médio, que pedem maior participação do governo federal na educação. Os colégios secundários dependem dos governos municipais, que não investem o suficiente por falta de recursos ou de pressão politica.

Os estudantes chilenos mobilizaram o pais no ano passado, quando ocuparam colégios e universidades e organizaram uma maratona de protestos nas ruas, atraindo a atenção da imprensa mundial. Os protestos tiveram apoio de pais, professores e de oito em cada dez chilenos e contribuíram para a queda de popularidade do presidente Sebastian Pinera que, apesar do crescimento de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, não conseguiu a aprovação de mais de 27% dos eleitores chilenos.

No Chile, todas as universidades – mesmo as públicas – são pagas. Quem não tem recursos, recorre a empréstimos bancários para financiar os estudos e começa a carreira profissional endividado. Existem colégios de ensino médio gratuitos, mas dependem das prefeituras: os municípios menores ou mais pobres normalmente não têm recursos suficientes para investir em educação. O governo subsidia algumas escolas privadas, para torná-las mais acessíveis, mas não controla como os proprietários dos estabelecimentos gastam o dinheiro.

Em 2011, o movimento estudantil conseguiu algumas vitorias, como créditos mais baratos para financiar os estudos universitários, mas muitos perderam o ano letivo em função dos protestos e terão que pagar mais um ano de estudos. Já os secundaristas acham que, apesar dos protestos, nada melhorou, por isso voltaram às ruas. Para o dia 28 foi convocada uma paralisação nacional.

 

New York Fashion Week Fashion Night Out September 6 2012 Freebies Cocktails
watch game of thrones online free formerly of Olde English and currently of CollegeHumor fame

How to Look Pretty in Pictures
online games A distributor of merchandise serves two clients

What Does Fire Mean When It Comes To Diamonds
forever21 The designs are plain and simple

Innovation in the fabric industry so exciting
free online games Which I found hilarious

Anne Hathaway Looks Chic at Fashion Week in Paris
miniclip uncover design usa

Nano 5th Generation MP5 Player
kleider big apple trend setting week day 3

How to Apply the Hot Color of 2010 in Your Home
ballkleider Click the link to view each design that H bought

Christian Dior Haute Couture fall 2014
cool math if you wear a tie often enough

Compartilhar