Estudantes realizam passeata contra o Enem 2010 em Niterói e grupo planeja marca protesto em Fortaleza

Cerca de 500 estudantes do movimento intitulado “Enemganados” participaram de um protesto contra o Enem 2010, nesta quinta-feira, em Niterói. Eles se concentraram às 13h30m em frente ao Colégio Salesianos, em Santa Rosa, e interditaram parte da Avenida Amaral Peixoto, por onde caminharam até a estação das Barcas.

Com narizes de palhaço, carro de som e aos gritos de “Sou estudante, eu sou sinistro! Se não resolver, derrubo o ministro” e “Ô MEC, eu estudei! Agora qual a faculdade que eu passei?”, eles chegaram a queimar cadernos de perguntas do exame.

As entidades estudantis também começam a se organizar para protestar contra as confusões envolvendo o Enem 2010. A Nova Organização Voluntária Estudantil (Nove), surgida no ano passado após o vazamento das provas do exame, marcou um protesto para a próxima sexta-feira (12), na escadaria da Câmara dos Vereadores.

O recém-criado Movimento dos Vestibulandos Ativistas Sem Enem (Mova-se) está convocando uma passeata para a próxima segunda-feira (15), com concentração às 15h, em frente ao Posto 8, em Ipanema. No mesmo dia, haverá um ato em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista.

Estudantes do Ceará que se sentem prejudicados pela suspensão do Enem estão se mobilizando através do orkut para um protesto nessa sexta-feira, a partir das 15 horas, em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), que adotou esse ano o exame como processo exclusivo de seleção. Os estudantes estão sendo convocados a usar uma amisa do Brasil e nariz de palhaço.

A mobilização está sendo feita pela comunidade Protesto Enem 2010 – Ceará, criada há dois dias e que já tem 572 membros. Suspenso desde segunda-feira por decisão da justiça federal do Ceará devido a denúncias de erros nas provas e violação das regras de segurança, o Enem é agora alvo de uma ação que pede a anulação das provas.

A proprietária da comunidade assina Tainá de Oliveira e diz que o movimento não é contra nem a favor da anulação da prova do Enem.

“Faremos esse protesto, juntamente com alunos de todo o Brasil, a fim de demonstrar a nossa revolta para com todo o descaso das autoridades em relação à educação brasileira. Não deixaremos nossa dignidade ser tomada dessa forma. Não amenizaremos a gravidade e a magnitude do erro cometido. Não permitiremos que façam de nós, estudantes brasileiros, protagonistas dessa grande piada. Manisfestaremos a nossa indignação através de manifestações pacíficas”, diz na página.