Evasão e reprovação no ensino médio preocupam, reconhece ministro

Ministro da Educação reconhece que o nível médio é o mais problemático da educação brasileira e afirma que um novo programa, o Pacto Nacional pelo Ensino Médio, vai melhorar a situação Henrique Paim fala na CE ao lado do presidente da comissão, Cyro Miranda Foto: José Cruz O Ministro da Educação, Henrique Paim, reconheceu ontem que o ensino médio é o setor com mais problemas e um dos maiores desafios da pasta. Os elevados índices de reprovação e evasão aliados a problemas de qualidade preocupam o ministro, que participou de audiência na Comissão de Educação (CE).

Para melhorar a situação, o governo aposta agora no Pacto Nacional pelo Ensino Médio, que envolve uma série de ações com as secretarias de Educação dos estados para melhorar a formação dos professores e  coordenadores pedagógicos. Entre as metas, está o aumento de indicadores de proficiência em matemática, português e ciências. O ministro informou que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal já aderiram ao programa.

– É importante dizer que existe uma unanimidade no Brasil de que a gente precisa melhorar. Só que nosso problema, na realidade, é de qualidade e de inclusão. Logo no primeiro ano do ensino médio, o índice de reprovação é de 30%, fator que está relacionado também à evasão escolar. De 1997 para cá, conseguimos a inclusão de 5 milhões de estudantes. Fazer essa inserção com qualidade é o desafio.

Paim disse que a ampliação da jornada dos estudantes é outro ponto que vai receber atenção. Ele informou que, de 2010 a 2013, houve um crescimento de 139% no número de matrículas com jornada igual ou superior a sete horas.

– O Ministério da Educação investe R$ 2 bilhões por ano nesse programa.

O ministro também esclareceu a situação dos estudantes da Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), descredenciadas em janeiro pelo Ministério da Educação. Segundo ele, cerca de 90% dos alunos que entraram no processo de transferência assistida do ministério conseguiram migrar para outras instituições.

Jornal do Senado

 

(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Ugly Economic News Reveals Bright Spots
free online games how can a trends opportunist consume a workday

Tunics are stylish and comfortable both
cheapest flights returns on panties

Ideal Baby Clothes for a Happy and Smiling baby
forever 21 how to identify fake armani costumes

Summer 2013 SuperMegaHYPEr Inspiration Album
onlinegames It sounds like it might be a distraction to her opponent

5 Ridiculous Modern Fashions With Badass Historical Origins
jeux fr Your head and feet cosy

Do you have a Satchel Bag
games trendy development jr high schools

Classima Executives 2010 Series Watches Of Baume Mercier
kleider with elegance coming a close second

Yukon and more displaced Ohio pets
games On September 7