Evento estreita laços entre UFPB e Instituto de Portugal

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediou, na semana passada, o  “I Colóquio Internacional sobre Museu, Patrimônio e Informação”, com o tema: “O Patrimônio Azulejar e Museus”. 

Considerado bastante proveitoso, o Colóquio foi uma iniciativa da Rede de Pesquisa e (In)formação em Museologia e Patrimônio (REDMUS) da UFPB, Brasil, com a cooperação internacional do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Portugal.

O Colóquio contou com a Conferência de Fernando Paulo Oliveira Magalhães, Professor do IPLeiria, Portugal, Doutor em Antropologia com Especialidade em Museologia e Patrimônio pelo Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

“Ressaltou-se, além da eloquência e conhecimento do Conferencista Principal sobre o tema do Colóquio, a sua declaração de amor no evento pelo Brasil e especificamente por João Pessoa, em sua primeira viagem ao Brasil, recepcionado pela REDMUS da UFPB”, comentaram os organizadores do evento.

A organização do Colóquio e a mediação ficou a cargo da Dra. Luciana Ferreira da Costa (Professora do Departamento de Ciência da Informação e Líder da REDMUS da UFPB, Brasil), com a participação da Dra. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira (Professora do Departamento de Ciência da Informação e Vice-Reitora da UFPB, Brasil) e do MSc. Átila Bezerra Tolentino (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Procuradoria Federal na Paraíba, Brasil) como debatedores. 

Como atração cultural, o Colóquio contou com a participação do Quarteto de Trombones “Melanina Nordestina”.

O Colóquio reuniu pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Ciência da Informação, Museologia e Patrimônio, Ciências Sociais, Antropologia, História, Educação, Biblioteconomia, Arquivologia e outras áreas afins, bem como profissionais interessados no tema do evento.

A organização do Colóquio informa que os Certificados de Participação serão disponibilizados na Área do Inscrito no site oficial do evento.

Site oficial do Colóquio: https://www.even3.com.br/ICIMPI.

E-mail para contato: lucianna.costa@yahoo.com.br.