Evento promovido pelo CEFET-MG conta com a participação de empresas japonesas parceiras no projeto

No dia 16 de abril, quinta-feira, o CEFET-MG promove o 1o Simpósio sobre Reciclagem Automotiva, no auditório do Câmpus II, em Belo Horizonte. Destinado a empresas e profissionais ligados ao tema, o evento marca o lançamento do projeto piloto para implantação de um sistema ambientalmente correto e sustentável para reciclagem de veículos no Brasil.

Na programação, estão previstas palestras com professores do CEFET-MG e representantes de organizações japonesas, sobre a tecnologia de reciclagem automotiva, incubação de empresas e a cooperação entre Brasil e Japão.

Projeto de Reciclagem Automotiva

O Projeto de Reciclagem Automotiva é uma parceria entre o CEFET-MG, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e a empresa japonesa Kaiho Sangyo. Ele prevê a construção de uma Unidade Piloto de Reciclagem de Veículos e um Centro Tecnológico no CEFET-MG, utilizando tecnologia japonesa.

Entre os objetivos do projeto estão a transferência de tecnologia para a Instituição, implantação da Unidade Piloto, apoio para unidades de reciclagem de veículos no Brasil, treinamento de mão de obra especializada, portal de visita para instituições de ensino, empresas e órgãos de governo e maior conscientização da sociedade para o tema sustentabilidade.

Com a iniciativa, o CEFET-MG terá o primeiro centro de reciclagem de carros da América Latina, colocando a instituição na vanguarda de atividades que envolvam inovação tecnológica e crescimento sustentável para o país.

Secretaria de Comunicação Social – SECOM Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais –