Faculdade com quase 90% de alunos negros forma sua 1ª turma de direito

Faculdade Zumbi dos Palmares tem 50% de cota para afrodescendentes. Ministro Ayres Britto, presidente do STF, será o patrono dos formandos.

A estudante Marilene de Mello foi escolhida para fazer o juramento dos alunos na formatura da primeira turma de direito a se formar na Faculdade Zumbi dos Palmares (Unipalmares), de São Paulo. A instituição de ensino superior tem quase 90% de seus alunos afrodescendentes autodeclarados, e vai promover nesta sexta-feira (14), no Memorial da América Latina, a colação de grau de 70 bacharéis em direito.

Para Marilene, de 47 anos, o curso de direito foi uma oportunidade de ganhar uma nova formação acadêmica e ainda promover, com outros estudantes de sua etnia, novas possibilidades da luta pelo negro e o direito à educação no Brasil.

Direito das minorias e teoria da justiça social são algumas das disciplinas que ela aprendeu no curso. “O direito no Brasil é usado como instrumento de dominação”, avalia Marilene, que é formada em ciências contábeis pela PUC-SP. “Este curso mostrou que podemos usar a Justiça não como dominação, mas como um direito à liberdade.”

O direito no Brasil é usado como instrumento de dominação, e o curso nos mostrou que podemos usar a Justiça como um direito à liberdade”Marilene de Mello,
formanda em direito da UnipalmaresForam cinco anos de curso até a formatura desta primeira turma de direito da Unipalmares. A universidade reserva 50% de suas vagas a estudantes autodeclarados negros, e é aberta também tem alunos de outras etnias. O curso de direito da Unipalmares foi lançado em 2007, ano em que a universidade formou sua primeira turma, do curso de administração. A mensalidade de R$ 315 permitiu aos estudantes de baixa renda cursar a graduação em direito.

O estudante Manoel Bonfim dos Santos, de 51 anos, será o orador da turma. Ele explicou ao G1 que já tentou fazer outras faculdades, mas acabou desistindo também por se sentir como minoria na turma. “Comecei a fazer engenharia química, não desmerecendo a faculdade, mas existia um certo olhar diferente por eu ser negro. Eu era uma minoria, para não dizer que era o único. A gente sentia essa dificuldade de convivência.”

Santos destaca que na sua turma a grande maioria é de estudantes negros, mas não há uma discriminação entre os alunos. “Temos excelentes alunos e professores, negros e brancos.”

A mais velha da turma é Maria Cecília dos Santos, de 75 anos. Formada em pedagogia, ela já foi diretora de escola e viu de perto as dificuldades dos estudantes negros em conseguir uma vaga em uma boa faculdade. “Presenciei alunos muito bons que não conseguiam entrar na USP porque a família não tinha condições de pagar um cursinho”, destaca.

Marilene de Mello e outras formandas da turma de direito (Foto: Arquivo pessoal)Maria Cecília diz que decidiu fazer o curso por causa de sua proposta social. “Eu me identifiquei com o projeto que a faculdade apresentava. Em outras instituições eu não encontrava pessoas da minha etnia, e isso me preocupava muito.”

Ela afirma que a lei que obriga as universidades federais a destinar 50% das vagas para alunos da rede pública é um indício de que algo está errado. “Se houver investimento no ensino fundamental, na alfabetização, com o tempo não será mais necessário ter este sistema de cotas. As famílias vão dando novas oportunidades para os filhos. Daqui a algumas décadas nossos filhos estarão em escolas boas, a educação no país estará melhor e os pais terão a consciência de sua importância para ajudar nesta formação.”

O reitor da Unipalmares, José Vicente, destaca que “essa formatura é uma expressão de quanto este tema e formas de inclusão se desenvolveu na sociedade e como ela tem reagido a mecanismo de condução neste tema”. Segundo ele, três alunos já foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que dá direito ao bacharel exercer a advocacia.

A turma terá como patrono o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto. O vice-presidente Michel Temer também deverá participar da cerimônia, entre outras autoridades.

Além da escolha de Ayres Britto como patrono da turma, Vicente destaca que a universidade fez contato com outro ministro do STF, Joaquim Barbosa, que é negro, mas não foi possível contar com ele na colação de grau. “Gostaríamos que o ministro Joaquim Barbosa estivesse conosco. Eu acho que ele é uma expressão da possibilidade para o jovem negro no país”, diz o reitor. “Mais do que poder é fazer um trabalho com essa responsabilidade, qualidade e seriedade.”

A Unipalmares iniciou suas atividades em 2004 e atualmente conta com 1.700 alunos. Oferece os cursos de administração, direito, pedagogia, publicidade e propaganda, e tecnologia de transportes terrestres. Para 2013 já está autorizado pelo MEC os cursos tecnólogos em recursos humanos e em finanças. O próximo projeto é criar o curso de engenharia. “Queremos formar engenheiros, é uma carreira na qual este público afrodescendente não se faz presente”, diz o reitor. “E é uma área que demanda muitos profissionais.”

Express IPO Prices Below Range
watch game of thrones online free The more people that listen to the service

Social Media Marketing For Manufacturing Companies
free games online Oakley is mostly known for their quality sunglasses and ski goggles

How to Remove a Deep Blackhead
online games ghost in spend 2

Automobile Auctions Top 5 Reasons For Buying A Car
cheapest flights eyeing bigger stakes

Durability and Fashion Style Wholesale Handbags
forever 21 How to balance career and parenting

Matching Clothing Colour to Skin Tone
games Choose clothes with vertical patterns

Buying A Home On Italy’s Most Spectacular Coast
kleider Clothing was getting shorter

How Band Photos Differ From Celebrity Photos
cool math check out this video