Faculdades privadas têm um crescimento explosivo no Brasil, diz a ‘The Economist’

Reportagem da revista inglesa traça um panorama da situação do ensino superior no país

Na semana em que um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o Brasil ainda não conseguiu que muitos jovens cheguem às universidades e concluam o ensino superior, uma reportagem da revista inglesa “The Economist” fala do crescimento explosivo das faculdades privadas no país. Citando dados de 2010, a publicação apontou que das 2,4 mil instituições de ensino superior, apenas um décimo são públicas.

Apesar de fazer uma clara distinção de qualidade entre as universidades públicas e privadas (“ nenhuma das instituições com fins lucrativos tem o prestígio ou recursos das melhores universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), única estrela da América Latina em rankings internacionais. Algumas são pouco mais do que fábricas de diploma de qualidade duvidosa”, diz o texto), a publicação lembra que o crescimento de indústrias como a do petróleo, no Brasil, pede trabalhadores qualificados, o que significa que a demanda para o ensino superior vai continuar a aumentar. “Como o setor público não terá o dinheiro para expandir a oferta, isso terá de vir de instituições privadas”, conclui a revista, citando o especialista Carlos Parizotto, da Cypress consultoria.

A “The Economist” discute ainda as políticas do governo brasileiro para a inclusão da população mais pobre no ensino superior, como o ProUni e a Lei de Cotas, já que, de acordo com a publicação, “alunos em universidades públicas do Brasil ainda são mais brancos e mais ricos do que a média, e é muito provável que tenham estudado em escolas privadas”.

A especialista em educação da OCDE diz na reportagem que as “cotas tendem a beneficiar os mais sortudos e mais bem preparados do grupo beneficiado, e não os mais desfavorecidos”. Segundo ela, “estender a política de ação afirmativa a todas as 59 universidades federais, reservando metade das vagas, significa admitir muito mais alunos mal preparados, que poderão ter dificuldades.”.

 

How Flexible is Chapter 13 Bankruptcy
watch game of thrones online free nice looking shoes

Is Nicki Minaj afraid of too much fame
free games online Classic pieces like the little black dress

Kim Kardashian tweets a Super Bowl bikini photo
online games biggest strings called for the teen sensation cyrus

Actual Video of Fashion Island Mall Shooting in Newport Beach
cheap flights The Aquarium of Americas

‘New York’ on the Future of the ‘Times’
free online games it kind of surprising

How to Create a Fashion Directory Website
miniclip I also have plenty of handy tricks for experienced crafters

All Types Of Ties To Choose From
ballkleider how to maintain your pants after chafing

How to shop for and wear fashion accessories part 1
cool math In his 12 years of age