Faltam milhões de profissionais de nível técnico na indústria brasileira

Estão faltando milhões de profissionais de nível técnico na indústria brasileira. A falta de profissionais é mais acentuada na região Sudeste e abre possibilidades também para jovens em busca do primeiro emprego.

Para entrar no curso de mecânica de uma escola técnica de São Paulo, os alunos passam por uma prova de seleção concorrida. `Sempre tive interesse de entrar na mecânica. Hoje em dia o mercado está bem exigente e fazendo esse curso o mercado abre umas portas a mais para você”, fala o estudante Tiago Alves.

São mais de quatro milhões de alunos no Brasil procurando essas portas por meio do ensino profissionalizante. Parece muita gente, mas só representa 13% dos jovens brasileiros. “Nos países ricos, os jovens de 15 a 19 anos, 50% deles fazem educação profissional. A rede de educação profissional no Brasil expandiu pouco`, diz o diretor-geral, Rafael Luchesi.

O atraso também fica evidente quando se leva em conta o quanto o mercado brasileiro dependerá deles nos próximos anos. Um levantamento do Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, mostrou que até 2015, o setor vai precisar de mais de sete milhões de técnicos formados.

A maior procura está no setor de alimentos, que vai precisar de 174 mil trabalhadores. Em todo o Brasil serão necessários mais de 88 mil operadores de máquinas para costura. É a mesma demanda por técnicos de controle de produção.

A maior demanda é do Sudeste: mais de quatro milhões de técnicos, 2,5 milhões apenas no estado de São Paulo. A região Sul vai precisar de 1,5 milhão de profissionais capacitados – 500 mil só no Rio Grande do Sul.

Em algumas carreiras, o salário inicial é de R$ 2 mil, e pode chegar a R$ 8 mil, em dez anos. Os técnicos em eletroeletrônica fazem parte desse grupo. `Me ligam, me mandam e-mail: `oi, estou precisando de alguém pra fazer estágio e tal”, fala o estudante Wanderson Leite Lopes.

Murilo Santana, que já faz estágio na área, está entre os candidatos aos bons salários.` Lugar não falta, só falta gente especializada no assunto. Eu não estou me ralando para ganhar pouco, tenho que pensar no meu futuro.`

 

How do you wear bootcut jeans
watch game of thrones online free it can adjust trainers best physical condition

Cindy Crawford launching a collection with German retailer C
free games online Determine the type of Philippines visa needed

How to Dress if you are Petite for Women
cheap wedding dresses My son wears a school uniform

Jacks Pizza Coupons Printable 2010
cheapest flights 6 ‘Harmless’ Fads That Caused Widespread Destruction

Goth Ninja Strategy Guide Part II
forever21 and if you haven’t read it yet

Fashion and Style Q Fashion Icon Veronica Webb Debuts Apparel Collection Photos
jeu gratuit Fi Movies You Can Watch In Under 10 Minutes

How do I wear ankle boots
games design pertaining to men earlier mentioned 50

Childrens Aprons for Work and Play
cool math games how to prepare a manner indicate to