Federais correm contra o tempo para preencher vagas pelo Enem

Quase metade dos estudantes dispensou matrícula na UFRJ, inclusive em cursos concorridos como

Rio –  Quase metade dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dispensou a chamada de matrícula. O problema também atinge UFF, UniRio e Rural (UFFRJ), que precisam de várias reclassificações para preencher suas vagas.

Na primeira convocação da UFRJ, só 58% das 5.230 vagas foram ocupadas. Última universidade federal do estado a substituir o vestibular pelo exame como etapa única de seleção, a UFRJ corre contra o tempo para preencher 37,3% das vagas oferecidas no primeiro semestre. Hoje foi feita a terceira convocação para 1.950 candidatos no site (www.prematricula.ufrj.br).

O curso mais concorrido, Direito, procurado por 12.557 candidatos, ainda não preencheu 100 vagas, que correspondem a 60% do total. Além desse curso, 44 estudantes não fizeram matrícula no curso de Medicina. Para o campus de Macaé, restam 10 vagas em turma de 30 alunos.

Pró-reitora de Graduação da UFRJ, Angela Rocha dos Santos acredita que a maior falta seja de candidatos de outros estados, que representaram 40% das vagas. “Mesmo a universidade sendo gratuita, o custo de morar no Rio é motivo de desistência para muitos alunos”, acredita. Segundo ela, a UFRJ está licitando projeto para construção de mais mil vagas em alojamentos. “Hoje são 500 vagas, mas só 80 dos que se formam e vão embora são liberadas por ano”, explica.

Estratégias das universidades
Candidatos que aguardam na fila de espera por alguma desistência devem ficar de olho nos sites das outras universidades federais do Rio (UniRio, UFRRJ, UFF e UFRJ), que estão fazendo reclassificações. Se as vagas não forem ocupadas, as instituições poderão fazer remanejamento de candidatos aprovados para o 2º semestre.

A UniRio (www.unirio.br) ofereceu para 1º e 2º semestres, 2.412 vagas. Até o momento, a taxa de ocupação é de 73% (foram 1.766 matriculados), restando ainda 646 vagas. A UFF divulgará nova lista de convocados no dia 28 deste mês, com a pré-matrícula para o dia seguinte. As datas dos próximos processos serão divulgadas no site www.vestibular.uff.br/2012.

No dia 16 de março, a Universidade Federal Rural do Rio fará a redistribuição de vagas ociosas e vagas originadas pelo trancamento de disciplinas.