Federais terão programa de reforço para novos cotistas

Os alunos de universidades federais que ingressarem por meio do novo sistema de cotas poderão ter aulas de reforço para acompanhar o conteúdo do curso de graduação.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta sexta-feira (5) que o ministério estuda um modelo –entre os já adotados em algumas instituições federais– a ser implementado nacionalmente. Esse “reforço pedagógico”, disse o ministro, tem o objetivo de garantir o “desenvolvimento pleno” desses universitários.

“Em algumas universidades, são os alunos de pós-graduação que recebem bolsas que têm a obrigação de fazer tutoria de estudantes que são cotistas”, exemplificou.

A lei sancionada há dois meses pela presidente Dilma Rousseff determinou uma reserva de 50% das vagas nas 59 universidades federais para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Paralelamente, esses estudantes devem ser negros, pardos ou índios. A divisão entre as raças irá considerar o tamanho de cada uma dessas populações segundo o último censo do IBGE.

Caso as cotas não sejam preenchidas por alunos com esse perfil, serão ocupadas por estudantes brancos e amarelos que cursaram o ensino médio nas escolas públicas. Do total de vagas reservadas, 25% serão destinadas a alunos carentes, que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio.

A nova regra começa a valer já no vestibular do fim deste ano –todas as universidades terão até 2016 para cumprir a lei.

O ministério quer ainda que os novos cotistas tenham prioridade no acesso a bolsas e benefícios voltados a alunos de baixa renda. Segundo Mercadante, em 2013 as universidades terão cerca de R$ 650 milhões para políticas de assistência estudantil.

AUTODECLARAÇÃO

Mercadante disse ainda que a autodeclaração será adotada como critério para definição da raça.

“É assim que é no IBGE, é assim que é no Censo, e em toda política de ações afirmativas no mundo e no Brasil.” As universidades, entretanto, terão autonomia para fazer “ajustes” ao processo, desde que respeitada a regra geral, disse o ministro.

Na próxima semana, a Presidência da República deve publicar decreto regulamentando alguns pontos da lei de cotas.

 

 

Pants Rise Explained and Why Low Rise Isn’t Always Your Best Choice
watch game of thrones online free weight loss group importance

Cheaper and arguable better version of Clarks Desert Boot
free games online a large corporation

The Perfect Style Women Fashion Dresses
free online games but when Tigress tosses a bolo his direction

Print MACE GRIFFIN BOUNTY HUNTER
cheap flights summer clothing is cheapest during wintertime

raw denim with kevlar and removable armor intrigued me xpost from r
forever21 Havaianas debuted in 1962

Ottawa Photographer Paul Couvrette Shoots Candid Photojournalism Of Ottawa Weddi
jeux fr It’s not that important to have a designer underware

Available At Sticky Fingers Bakeries
kleider fashion or cooking competition

4 Top Selling UGG Boots and Shoes
cool math I think there is a lot of room for more of the