Federal de Viçosa tem novo reitor

A universidade com a melhor nota de Minas Gerais e a terceira melhor nota do país no Índice Geral de Cursos, a Federal de Viçosa (UFV), tem um novo reitor. Luiz Cláudio Costa tomou posse nesta segunda-feira, 3, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Em seu discurso, ele enfatizou o bom momento do setor educacional. “Acompanhei períodos em que as universidades não tinham recursos para a conta de água e hoje o governo nos pergunta como queremos crescer e oferece os recursos para que isso ocorra”, destacou.

Cláudio Costa ressaltou também a importância das universidades federais para que se cumpram as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “A UFV responde presente à chamada para enfrentarmos o desafio de elevação da qualidade da educação básica brasileira”, afirmou o reitor, referindo-se à responsabilidade das universidades públicas na elevação do acesso e da qualidade dos cursos de formação de professores.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, estabelecer um sistema nacional de formação de professores é uma meta que depende também da responsabilização das universidades públicas. “Queremos mais professores de escolas públicas formados por universidades públicas”, defendeu. Somente em Minas Gerais, são 11 as universidades públicas.

O novo reitor da UFV é graduado em matemática pela própria UFV  e PhD em Agrometeorologia pela Universidade de Reading, Inglaterra. Atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); presidente e membro da Comissão de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e líder da equipe de especialistas em mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU).

(Ana Guimarães – MEC – 03/11/2008)