Feira de Serviços – Saúde Sem Fronteiras acontece no Campus Juazeiro da Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sedia de amanhã (17) até terça-feira (24) a Feira de Serviços – Saúde Sem Fronteiras, que acontece no Campus Juazeiro (BA), numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). O evento visa ofertar serviços de saúde para a população da cidade e dos municípios de Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos e Sento Sé.

Serão oferecidos à população, no horário das 6h às 17h, serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia (cirurgias de catarata e glaucoma) e odontologia, por meio do Odontomóvel. Os procedimentos odontológicos terão início amanhã (17) e os demais serviços serão realizados a partir de quarta-feira (18). As consultas médicas acontecem de 17 a 22 de novembro e as cirurgias, de 19 a 24 de novembro.

O Saúde Sem Fronteiras tem como um de seus objetivos reduzir as demandas reprimidas e dar maior celeridade à realização de procedimentos de glaucoma e catarata, bem como de odontologia e rastreamento do câncer de mama. A meta, segundo a Sesau, é efetuar cinco mil atendimentos de triagem para catarata, com a realização de 1,5 mil cirurgias; 1,8 mil atendimentos de glaucoma, com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular; 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos.

Para ter acesso aos atendimentos odontológicos, de glaucoma e de catarata, os pacientes devem se dirigir à Unidade de Saúde de referência, com o cartão SUS e o RG. A Sesau esclarece que as cirurgias de catarata são direcionadas apenas às pessoas com mais de 60 anos. Os pacientes que forem realizar a cirurgia de catarata deverão estar acompanhados de uma pessoa que não seja idosa, mas que tenha mais de 18 anos. Já para os exames de mamografia, as usuárias devem ter entre 49 e 60 anos e precisam apresentar o cartão SUS e o RG no local da feira.

ASCOM – Universidade do Vale do São Francisco