Fernando Seabra Santos e Naomar de Almeida Filho lançam livro A Quarta Missão da Universidade: Internacionalização Universitária na Sociedade do Conhecimento

Constituindo uma vasta rede de mais de 17.000 nós, vinculadas na sua diversidade aos princípios que há séculos lhes conferem uma assinalável estabilidade, falando uma mesma linguagem de racionalidade e de diálogo, as universidades poderão tirar partido destas suas características e potencialidades e utilizá-las ativamente como instrumento para a constituição de espaços supranacionais integrados do conhecimento, no plano daquilo que aqui se considera uma nova e nobre missão: a diplomacia cultural universitária.

De certa forma, o rejuvenescimento institucional associado à emergência desta quarta missão está para a crise da “Universidade pós-moderna” como a terceira missão esteve para a crise da “Universidade Torre de Marfim”, ou como a segunda missão para a crise da “Universidade escolástica”.

A perspetiva alargada que se apresenta da internacionalização pretende fornecer aos dirigentes universitários e às comunidades académicas interessadas um novo instrumento para elaboração dos seus planos e projetos, para realização das suas políticas e para concretização das suas estratégias institucionais.

Tal perspectiva pode abrir às universidades uma nova dimensão para a afirmação do seu prestígio e da sua autonomia nas sociedades contemporâneas, valorizadoras do património imaterial, cada vez mais representado pelas ciências e pelas culturas, e dos signos de desenvolvimento orientados pela tecnologia, inovação e criação.

Portanto, em vez de perdermos tempo à procura das respostas que o mundo já deu, ou de travarmos guerras que já começam perdidas, ou de nos remetermos, impotentes, ao lugar de mero espectador, ressentido, reativo e ácido, ao sabor dos acontecimentos e por eles conduzido, o caminho que propomos seguir é o de tentar compreender, interpretar e dominar o movimento para o poder condicionar ou mesmo dirigir.

A história dessa intrigante invenção chamada universidade (como dizia Kant, iluminista) somente nos tem dado motivos de otimismo, realista e esperançoso, no seu futuro, e no da sua quarta missão.

Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Apoio: Universidade de Coimbra, Universidade de Brasília (UnB), Editora UNB e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Ben Bernanke has warned of a federal budget
free games online getting a great look when considering higher selection interviews

Shop for Womens Fashion Accessories As Well As Stylish Gumboots Online
online games fashion and shopping area in Tokyo

Brand Is the New Black
vintage wedding dresses 10 billion on an annual basis

Why the future of fashion is German
cheapest flights america’s next great style

Nordstrom Management Discusses Q2 2013 Results
jeux fr Some chains did better than others

Store in Lenox Square Mall
games the lymphatic system stroke

The 8 Literally Shittiest Jobs Of All Time
kleider Many men do

Queen Victoria and the White Wedding Dress Tradition
ballkleider Westwood would once again reinvent herself