Fiz minha inscrição definitiva no sistema do Enem. E agora?

Resultado sai no dia 5 de fevereiro.
Candidatos poderão concorrer em mais duas etapas.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) encerrou na noite desta quarta-feira (3) o prazo de inscrições da primeira etapa. O resultado dos aprovados será divulgado na sexta-feira (5). Tire dúvidas sobre os passos seguintes da seleção.

1- Como vou saber se fui aprovado?
Os candidatos terão de acessar o site do SiSU para ver o resultado. A central de atendimento do Ministério da Educação (MEC) também vai informar os alunos pelo telefone 0800 616161. Ainda de acordo com o ministério, cada instituição pode optar por fazer a divulgação – em seu site ou publicar a lista na universidade. Os estudantes devem procurar a instituição pela qual optaram para obter essa informação.

2- Quais as datas para efetuar a matrícula?
Os aprovados devem fazer a matrícula entre os dias 8 e 12 de fevereiro. A listagem de documentos solicitada por cada instituição é disponibilizada pelo SiSU.

3- Haverá lista de espera?
Não. Os alunos que não forem aprovados na primeira etapa devem, na segunda, repetir todos os passos: acessar o SiSU, escolher um curso que esteja disponível e se inscrever.

4- Quais são as datas das próximas etapas?
O prazo de inscrições da segunda etapa é de 15 a 20 de fevereiro. O resultado sai no dia 22. Para os aprovados nessa fase as matrículas ocorrerão entre 23 e 26 deste mês. Já a terceira etapa vai de 1º a 3 de março, a lista dos aprovados será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março. Os horários nos dias de inscrição serão sempre os mesmos: de 6h a 23h59.

5- Se eu passei e fiz matrícula, poderei me candidatar novamente a alguma outra vaga na próxima etapa?
Sim. Porém é preciso ficar atento: se o aluno completar a inscrição em algum outro curso na segunda etapa, perderá o direito à primeira vaga mesmo tendo feito a matrícula. Só o acesso ao sistema não retira esse direito, apenas a conclusão da inscrição para concorrer a outra vaga. 

6 – Em quantos cursos poderei me inscrever?
Funcionará como na primeira etapa. O candidato vai poder optar por apenas um curso.

7 – Quantas vagas estão em disputa pelo SiSU?
São 47,9 mil vagas disponíveis em 51 instituições de ensino. Confira aqui quais são.

8 – E as outras instituições, públicas ou privadas, que vão usar o Enem?
O SiSU seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

9 – Há algum meio de tirar dúvidas com o MEC?
O candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.

Érica Polo – G1