Florianópolis sedia evento internacional sobre gestão universitária

Florianópolis sedia evento internacional sobre gestão universitária

Devem participar mais de 500 pesquisadores oriundos das diversas regiões do Brasil, da Argentina, do Paraguai e, também, do Uruguai

Florianópolis sediará de 25 a 27 de novembro de 2009 o IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul com o tema "A expansão da Educação Superior – Experiências e Perspectivas".  Itinerante, o evento retorna a Florianópolis depois de três anos. Em 2006 foi realizado em Blumenau, com o tema "Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária", reunindo um público de 224 estudiosos e com  150  apresentações de trabalhos. No ano seguinte foi a vez de Mar del Plata, Argentina, reunir 260 participantes e apresentar 156 trabalhos. Em 2008 o Colóquio aconteceu em Asunción, Paraguay, com 352 presentes e 80 apresentações de trabalhos. Neste ano, a equipe do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC, que organiza o evento, estima reunir um público de 500 pesquisadores oriundos das diversas regiões do Brasil, da Argentina, do Paraguai e, também, do Uruguai.

Na programação do IX Colóquio as comunicações científicas serão apresentadas na seqüência dos painéis temáticos dando fluidez ao debate. Os melhores trabalhos serão publicados em revistas científicas. Ainda estão previstas atividades culturais, lançamentos de livros e espaços de interação.

O IX Colóquio é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), juntamente com a Associação de Especialistas em Gestão da Educação Superior (AEGES) e a Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) da Argentina, a Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC) do Paraguai e a Universidade de la Empresa (UDE) do Uruguai.

Os colóquios têm contribuído significativamente para o despertar de uma nova visão sobre a Universidade na América do Sul. Os encontros anteriores permitiram aos participantes, aprofundar conhecimentos na área, propiciando uma reflexão consistente sobre a gestão de instituições de educação superior na América do Sul. O IX Colóquio pretende, além de divulgar os mais recentes resultados de pesquisas sobre Gestão Universitária no continente sul-americano, promover o intercâmbio de idéias e experiências entre dirigentes, pesquisadores e alunos.

As inscrições para participar do evento podem ser realizadas até o dia 14 de outubro de 2009. O prazo para submissão de artigos encerra-se no dia 15 de setembro. Os melhores trabalhos serão publicados em revistas científicas. Confira a programação no site do evento, www.inpeau.ufsc.br/coloquio09. Mais informações pelo telefone +55 (48) 37216646.

Compartilhar