FONDCF recebe Secretaria do Tesouro Nacional e MEC em Brasília

O Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (FONDCF) está reunido em Brasília para concluir as pautas relativas ao exercício 2017. O encontro, realizado de terça-feira a quinta-feira (7 a 9/11), tem a presença de representantes das contabilidades e finanças das 63 universidades federais que compõem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes).

De acordo com o coordenador do fórum, Elias Martins, a reunião tem como objetivo disseminar conhecimento, capacitar os diretores de contabilidade e finanças e trocar experiências. “A troca de experiências é sempre uma ação de grande valor para todos os representantes das universidades, pois todos nós enfrentamos os mesmos problemas, e um pode auxiliar os outros. Sempre saímos das reuniões com soluções práticas e eficazes”, ressalta.

Durante a manhã do primeiro dia, o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, apresentou um panorama do orçamento da União, previsto para 2018. Na sequência, a subsecretária de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, Gildenora Milhomem, falou sobre a evolução da Contabilidade Pública e Convergência às Normas Internacionais em relação à contabilidade brasileira.
Novos sistemas que passarão a ser obrigatórios para controle de estoque e bens móveis, assim como para gerenciamento de custos das universidades, também estão na pauta das reuniões e serão apresentados pelo Serpro.

De acordo com o vice coordenador do FONDCF, Daniel Bessa, o último dia de reuniões será dedicado a apresentações do Ministério da Educação (MEC), oportunidade na qual os participantes recebem atualização dos procedimentos adotados, além de poderem tirar dúvidas e resolver pendências.

As reuniões do FONDCF estão sendo realizadas na sede da Andifes.