Formação dos docentes é tema de debate na Unifesp

Colóquio Interno Prodocência 2010 discute o papel da Licenciatura na instituição

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo realizou, nesta terça-feira, 13 de junho, o terceiro Colóquio Interno Prodocência 2010, com o objetivo de discutir a formação dos licenciandos da instituição.

O evento, organizado pela professora Célia Giglio e com a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP) José Sergio Carvalho, colocou em pauta a criação de um lugar institucional para a promoção das licenciaturas na Unifesp. “Como a formação de professores para a educação básica é uma questão prioritária no Brasil, o colóquio de hoje proporcionou à Unifesp conhecer o percurso do desenvolvimento dos programas de licenciaturas na USP-SP. Isso é o início, pois buscamos formular, junto com os docentes de diferentes cursos, um projeto institucional para as Licenciaturas na UNIFESP”, comentou a professora Célia.

O convidado, José Sérgio Carvalho, deu um panorama histórico da formação de professores no Brasil e sobre o processo de implantação e o processo de mudanças na organização das licenciaturas na USP, apresentando suas dificuldades e resultados, além de apontar possíveis ideias do que ainda é necessário ser feito. O professor também falou sobre a importância desse colóquio para o crescimento da Unifesp. “Essa iniciativa é fundamental, pois precisamos pensar que os problemas com a formação dos professores não é exclusivamente técnico, mas político, no sentido de que precisa envolver as pluralidades de vozes da Unifesp para, assim, emergir numa coisa comum. Sem isso, nenhum tipo de reforma educacional pode funcionar”, explicou Carvalho.

Já a pró-reitora de graduação, Maria Angélica Pedra Minhoto, reforçou a relevância do debate sobre a formação dos professores na instituição. “É um compromisso da Prograd promover a discussão sobre a formação dos professores da educação básica, pois a universidade precisa responder à necessidade de uma formação que supere a cisão entre o conhecimento disciplinar e saberes e práticas pedagógicos, para que o futuro professor atue como agente crítico e criativo de produção de uma sociedade mais justa e emancipada”, disse Maria Angélica.

A Unifesp oferece seis cursos de licenciatura. Os primeiros foram desenvolvidos em 2007: Pedagogia, Filosofia, História e Ciências Sociais, sendo que esses três últimos também formam bacharéis. Já no ano de 2010, criou-se a licenciatura em Ciências, com quatro áreas de especialização: Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física, e Letras, que oferece além do bacharelado, as licenciaturas em Português e Literatura, Português-Espanhol, Português-Inglês e Português-Francês.

 

 

Ascom Unifesp

 

 

Esquire gives intern a makeover
watch game of thrones online free get your ass away from there

7 Tips on How to Get the Men’s Hairstyle You Want
free games online These usually come to the surfer’s midthigh

How to Buy a Bra for Your Girlfriend or Wife
free online games In no time

How to Clean Men s Suit
jeu gratuit I look at Old Navy hoodies

Free Articles Online Trend Alert
miniclip Fashion and City Life in 1860

How Much Jojoba Coconut Oil Should I Add to My Deep Conditioner
kleider And if you’re the kind of person who says

You Shouldn’t Wear That Fedora
ballkleider Retro Loco 3 years ago from USA

The Right Apparel For Your Aerobics Workouts
games That is what makes it so kick ass in my book