Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais trata sobre autonomia

Nesta quarta-feira (7) foi realizado na Câmara dos Deputados um debate promovido pela Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.

Para o secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, existem várias maneiras de combater a autonomia universitária, entre elas, restringir o orçamento. “Quem não tem condições de executar seu projeto estratégico, seu PDI, sua atividade-fim também não tem autonomia.”

A presidente da Frente, deputada Margarida Salomão, criticou recentes ações do Ministério da Educação (MEC) que, para ela, são tentativas de censura acadêmica. “Afrontar a autonomia universitária e a Constituição é inaceitável”, disse.

A frente parlamentar irá solicitar audiência no Ministério da Educação para apresentar as demandas encaminhadas durante a reunião. Os deputados também se comprometeram em trabalhar pela mobilização popular para construção de projeto de lei que vise a revogação da Emenda Constitucional 95, além de apoiarem ações da UNE para a criação de comitês regionais em defesa da universidade pública.

A audiência teve a participação também de representantes da Fasubra, UNE, Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) e vários parlamentares.