Fundação Ford abre seleção para o Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação

A Fundação Ford abriu inscrições para a seleção do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação (International Fellowships Programe – IFP). A iniciativa oferece bolsas de mestrado, por até dois anos, para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social.

Os candidatos para as oportunidades, em cursos no Brasil e no exterior, podem se inscrever até o dia 25 de maio. No Brasil, a Fundação Carlos Chagas coordena o IFP, que também é implementado em 22 países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio, além da Rússia.

As vagas são dirigidas a profissionais que pretendem continuar estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. Os candidatos devem ter diploma de graduação com comprovado desempenho acadêmico, experiência em trabalhos comunitários ou voluntários. Todos devem ter residência permanente no Brasil.

A bolsa exige dedicação exclusiva aos estudos, sendo incompatível com atividade remunerada. As vagas para a seleção brasileira serão distribuídas prioritariamente a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil ou provenientes de famílias de baixa renda e pouca escolaridade.

Além da bolsa de estudos, os selecionados terão uma série de apoios, como assistência para a inscrição – para os que não estiverem ainda matriculados em uma pós-graduação -, apoio à participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e de aperfeiçoamento para elaboração de projetos, além de auxílios para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas.

Os projetos deverão estar relacionados às áreas prioritárias de atuação da Fundação Ford: "Formação de recursos e desenvolvimento comunitário" (financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica, qualificação da força de trabalho e meio ambiente e desenvolvimento), "Conhecimento, criatividade e liberdade" (artes e cultura, educação e ensino superior, mídia, religião, sociedade e cultura e sexualidade e saúde reprodutiva) e "Paz e justiça social" (sociedade civil, governo e direitos humanos).

Mais informações: http://www.programabolsa.org.br

(Agência Fapesp, 22/4)