FURG – Assinada cooperação para empresa-âncora do Oceantec

A assinatura ocorreu durante reunião-almoço na Câmara de Comércio, em que foi palestrante o diretor executivo da Engevix  Gerson de Mello Almada. Assinaram o documento o reitor em exercício da FURG Danilo Giroldo, o diretor executivo e o diretor de Engenharia da empresa, Alexandre Canhetti. Foram testemunhas o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o gerente de Administração do Polo Naval Josenildo Alves e o presidente da Câmara de Comércio Renan Lopes.

A FURG constituiu o Oceantec como uma instituição científica e tecnológica – ICT, para promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica entre universidades, empresas e governo, formando o que se chama “tríplice hélice”. Pelo compromisso assinado, a FURG constituirá, em 15 dias, um  comitê técnico para definir parâmetros técnicos, econômicos e científicos que balizarão o edital público para instalação de empreendimentos no Oceantec.

DESAFIOS – Na palestra da reunião-almoço denominada Tá em Pauta, o diretor executivo da Engevix, Gerson Almada, mostrou os dados da empresa na cidade, os próximos projetos e um comparativo entre os anos de 2010, quando apontou os desafios da cidade e região com a chegada do polo naval e 2013, quando este polo está consolidado. Muitos destes desafios permanecem, em especial relativamente à preparação da cidade para as mudanças que já aconteceram e continuarão a ocorrer.

Almada entende que o convênio entre FURG e a empresa enfrenta um dos maiores desafios que é a educação e qualificação de trabalhadores. Ele apresentou dados sobre escolaridade, sexo e origem geográfica dos trabalhadores do polo. Noventa por cento deles, segundo a Engevix, são do Rio Grande do Sul; só 15% pertencem ao sexo feminino e somente 6% têm nível superior de escolaridade. Para ele, é preciso melhorar estes índices para chegar ao nível de estaleiros mundiais que venceram esta etapa e hoje têm índices opostos, com nível de escolaridade superior da maior parte dos trabalhadores, independente do grau de tecnologia atingido. Almada pediu apoio da comunidade para que não seja alterada a regra de que 70% do conteúdo de produção dos estaleiros brasileiros seja nacional, garantindo que isto é o que mantém os empregos do setor no País.

O reitor em exercício, Danilo Giroldo, disse que a FURG tem o compromisso de efetuar a chamada pública para as empresas operarem no Oceantec e que a entrada da Engevix, uma empresa de grande porte, vai atrair outros empresários para o parque, diversificando empreendimentos e valorizando a iniciativa da Universidade, que visa ao desenvolvimento regional através da inovação tecnológica.

Ascom FURG

 

 

Crocs To Fight Fad Trap With Broader Retail Line
watch game of thrones online free he always was in permanent contact with his Plateau’s fashion house

Why do all men have to look gay when following fashion
free games online I concluded that i didn care for clothes and grooming

The Best Hair Fashion Styles For Plus Size Women
cheap bridesmaid dresses they are after the first talk

Vampire Weekend Gets Sued By
forever21 How Many Years Do You

Duro Olowu launches fashion and home collection for jcpenney
onlinegames Not only do I love the beauty of the gowns and clothes

How to Make a Cotton Skirt
jeux fr The cover is very close to the Japanese version

The Iconic Piece of Motorcycle Apparel
miniclip Some high concept zaniness centering around cloned

Max and Lubov Azria to be Honored by Academy of Art University
ballkleider French women don’t opt for strong colours