FURG e prefeitura de Morro Redondo firmam convênio para qualificação da gestão educacional

Na quinta-feira, 19, a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Diasrecebeu o prefeito de Morro Redondo, DiocélioJaeckel, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Anderson da Rocha Güths e a assessora Luana Buttow para assinatura do Termo de Convênio com foco na execução do projeto de “Formação dos gestores educacionais do município de Morro Redondo” realizado pela equipe da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Instituto de Educação (IE) no município. Estiveram presentes também a pró-reitora da Proexc em exercício, Débora Amaral, o técnico em assuntos educacionais da Proexc, André Lemes, o diretor executivo da Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande (Faurg), Humberto Piccoli, a assistente social do Caic, Fernanda Pereira e o professor da rede municipal e diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins, Jorge Satt. A professora Suzane Gonçalves representa o Instituto de Educação na equipe do projeto.

André Lemes iniciou a reunião mencionando a satisfação em receber o chefe do executivo de Morro Redondo na FURG para a entrega do documento que oficializa o trabalho que está sendo realizado em parceria entre a universidade e a secretaria de educação do município. “Para nós é uma motivo de grande alegria poder estar recebendo o prefeito de Morro Redondo em nossa cidade para oficializar essa parceira e entregar esse documento que resguarda a prefeitura e a universidade e nos autoriza, enquanto servidores, a continuarmos realizando este trabalho.”

A cidade de Morro Redondo ainda não contava com a inserção da FURG, porém, após a manifestação do interesse do município em qualificar a formação de seus professores e suagestão escolar, o secretário de Educação, procurou a FURG através do servidor André Lemes que viu na oportunidade a chance de firmar as raízes da FURG nas cidades da região e a contribuir para o desenvolvimento do município.

“Propomos ao secretario Anderson a elaboração de um projeto de longo prazo com assessoramento, organização, gestão e formação. Nos desafiamos enquanto equipe a pensar e executar esta proposta, que é a primeira voltada para a gestão educacional nessa magnitude, com foco na organização das escolas. A secretaria de educação, a equipe da pró-reitoria e o Instituto de Educação aceitaram o desafio, e assim, estamos trabalhando desde fevereiro, ao longo de todo o primeiro semestre e agora estamos na fase dos gestores das escolas se empoderarem, com conhecimento, para serem resolutores dos seus problemas, seja na área administrativa ou pedagógica. É possível perceber que os diretores estão motivados em se aperfeiçoar para qualificar seus espaços de trabalho”, explicou Lemes.

A reitora da FURG enfatizou que a universidade tem uma função social especialmente voltada para área da educação, do ensino básico e a formação de professores. Porém, uma proposta voltada para a gestão escolar é a primeira vez que a FURG está inserida. “Por sabermos dessa demanda e por podermos realizar esse projeto junto à pró-reitoria, envolvendo os servidores da universidade e professores da rede municipal, estamos cumprindo e ampliando nossa função social”.

A professora Cleuza Dias mencionou a relação que a FURG tem com diversos municípios e do acompanhamento que faz da realidade das prefeituras nas cidades na qual está presente através de seus campi e polos de educação a distância. “A situação que estamos vivendo nas universidades e no país, afeta também as prefeituras e isso é um fator de preocupação para nós. Os tempos são difíceis, porém estamos firmes naquilo que nos propomos e que bom que ainda podemos trabalhar juntos e concretizar propostas como essa”.

Antes da assinatura do documento, o prefeito de Morro Redondo encerrou dizendo que a educação não pode ser vista como um problema ou como um gargalo para o governo, “é difícil de entender essa tomada de decisão de retirar recursos da educação. A educação é a principal responsável pelo desenvolvimento de um país, e isso precisa ser levado em conta pelos governantes, seja a nível federal ou municipal. E é por isso, estamos apostando na qualificação de nossos professores e também na capacitação da gestão de nossas escolas”, afirmou Diocélio Jaeckel.