FURG – HU recebe secretária estadual de Saúde

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.  (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta segunda-feira, 15, a visita da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, acompanhada dos secretários de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos e de Piratini, Diego Espíndola. Na ocasião, ela foi recebida pela superintendente do Hospital, Sandra Brandão, e pelos gerentes de Atenção à Saúde, Fábio Lopes, e Administrativo, Tomás Dalcin.

A visita iniciou com uma reunião no Gabinete da Superintendência, momento onde teve a oportunidade de conhecer a atual gestão do Hospital. No encontro, foram abordados assuntos gerais referentes a situação da Saúde em Rio Grande, com destaque para as tratativas de renovação da Contratualização do Hospital com o Governo do Rio Grande do Sul.

 Logo após, a comitiva visitou as instalações do HU-FURG, tendo como prioridade conhecer os cinco novos leitos da UTI Pediátrica, recentemente habilitados pelo Ministério da Saúde (MS) e que entraram em funcionamento no dia 15 de junho. Conforme a secretária, o Estado tem grande demanda de leitos de UTI Pediátrica, sendo uma satisfação saber que o Estado pode contar com uma nova estrutura. Com a ampliação, hoje o HU-FURG oferece 10 leitos de UTI Pediátrica, recebendo pacientes de várias partes do Estado. No local são atendidas crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias, contando com uma equipe multidisciplinar e com completa infraestrutura.

Em Rio Grande, a secretária participou do evento “Planificação da Atenção à Saúde”, onde mais 22 municípios da Região Sul do Estado aderiram a estratégia. A Planificação busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ainda, organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.