FURG lança aplicativo voltado à geração de emprego e renda

Projeto foi desenvolvido no Nautec, com financiamento do CNPq

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

As novidades tecnológicas desenvolvidas no ambiente acadêmico-científico da FURG também ganharam espaço na Feira do Livro. Na sexta-feira, 7, o Centro de Ciências Computacionais (C3) apresentou ao público o seu novo projeto, o aplicativo EuTrampo. Com o lema Trabalho na palma da sua mão!, o app é, de acordo com os idealizadores, uma espécie de Tinder voltado ao mundo dos negócios.
Até alguns anos atrás, sair em busca de um emprego era uma tarefa difícil e desgastante. Era preciso imprimir cópias do seu currículo, bater de porta em porta nas empresas, descobrir se havia vagas profissionais disponíveis e se esta vaga se encaixava ao seu perfil, para assim deixar seu currículo e aguardar o contato. Com a Internet e os dispositivos que a acessam, essa busca pode se tornar mais fácil e certeira. “O EuTrampo chegou para facilitar essa tarefa”, afirma a professora e pesquisadora Sílvia Botelho, diretora do C3.
Desenvolvido no Grupo de Automação e Robótica Inteligente (Nautec/C3) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o aplicativo oferece uma série de opções ao usuário de smartphone. É possível escolher a área de interesse, as cidades e até mesmo o salário desejado. O app oferece pesquisa de empregos, podendo filtrar de diversas formas sua pesquisa. Ao se cadastrar, é possível preencher um currículo que poderá ser posteriormente enviado às vagas desejadas. É possível ainda optar por receber notificações via e-mail avisando sobre determinadas vagas. O usuário também poderá oferecer seus serviços para os demais cidadãos que usarem o aplicativo. Poderão ser ofertados serviços de beleza, construção civil e aulas particulares, entre outros.
O EuTrampo é totalmente gratuito e está disponível nas lojas App Store e Google Play. Basta baixar, acessar e encontrar o emprego desejado.