Furg promove curso para 500 professores

Furg promove curso para 500 professores

 

Quinhentos profissionais da educação da Rede Pública de Educação Básica de seis municípios da região sul do estado participarão do curso de extensão Sexualidade e Escola: discutindo a diversidade sexual, o enfrentamento ao sexismo e à homofobia que é um projeto financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. O número é estimado pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) que desenvolverá o curso, com financiamento do MEC/Secad.

O curso também é dirigido a universitários dos cursos de licenciatura. A iniciativa envolverá os municípios de Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santo Antonio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e Chuí e tem como objetivo oferecer conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, de orientação sexual e identidade de gênero, colaborando para o enfrentamento da violência sexista e homofóbica no âmbito das escolas.

Ao longo do projeto serão desenvolvidas ações que visam discutir as questões de corpos, gêneros e sexualidades por meio de atividades presenciais – 60 h/a – nos pólos e à distância – 20 h/a – com a utilização da plataforma moodle/FURG. “De certo modo, pode-se dizer que esses temas ou questões estão por toda parte: na mídia, nos discursos médicos, religiosos, psicológicos, jurídicos e educacionais. Certamente, várias condições sociais, políticas e culturais, se conjugaram ou se articularam para produzir tal visibilidade. Entendemos que a escola tem um papel importante na discussão dessas temáticas e, enquanto instituição pública, tem mantido essas temáticas fora do currículo por serem entendidas como de âmbito privado. O Gese ao promover essas discussões no âmbito desse projeto, estará contribuindo para a inclusão social, para a superação do preconceito, da violência, da homofobia e a superação das desigualdades de gênero e sexuais”, afirma a coordenadora do Gese/FURG Profª. Drª Paula Regina Costa Ribeiro.

As inscrições para Rio Grande e São José do Norte já encerraram e para os demais municípios segue calendário específico disponível no site http://www.sead.furg.br/file.php/1/cursos/sexualidade_escola/index.html.

O curso, de 80h/a, acontecerá no período de abril a novembro de 2010, com encontros presenciais e atividades à distância. A entrega de certificado estará condicionada a 75% presença e a produção de trabalho final (projeto de intervenção nas escolas).

Mais informações: pelo e-mail sexualidadeescola@furg.br ou pelo telefone 3233-6674

 

Compartilhar