FURG recebe doação de equipamento que agilizará diagnóstico de Covid-19

FURG recebe doação de equipamento que agilizará diagnóstico de Covid-19

 

Banrisul formalizou doação de equipamento em reunião virtual nesta terça-feira, 1°de dezembro

O Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu do Banrisul, nesta terça-feira, 1º, a doação de um extrator automático. O novo equipamento irá agilizar a primeira fase de análise das amostras suspeitas de conter o novo coronavírus, que até então tinham a extração feita de forma exclusivamente manual.

Conforme a superintendente do HU-FURG/Ebserh, Sandra Crippa Brandão, o Ladi já processou mais de 9 mil testes para identificação do novo coronavírus (tipo RT-PCR), atendendo Rio Grande e os municípios da região. “Com o extrator automático teremos a possibilidade de ampliar, ainda mais, a oferta de análise dos testes, beneficiando os usuários do SUS de toda a região. Além disso, estamos contribuindo para um diagnóstico rápido, o que é fundamental no enfrentamento à pandemia de Covid-19”, destacou.

O extrator vai proporcionar um aumento expressivo do número de análise de amostras por dia.

Com a entrada em funcionamento do equipamento automatizado, pretende-se duplicar a capacidade de processamento de 100 para 200 testes de covid-19 por dia. O extrator já foi instalado e a equipe do Laboratório está sendo treinada. A previsão é que ele esteja operando ainda na primeira quinzena de dezembro.

Cerimônia

O ato simbólico de entrega do equipamento ocorreu em uma videoconferência, nessa terça-feira, 1º de dezembro, que contou com a presença do secretário Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, que representou o governador do Estado, Eduardo Leite; do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo; da superintendente do HU-FURG/Ebserh; do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, e do vice-presidente do Banco, Irany Sant’Anna Junior.

Em sua fala, Gastal destacou que a ação do Banrisul representa a responsabilidade social de um banco que nunca faltou ao povo gaúcho, com iniciativas em prol da comunidade e do bem comum. “Nesse caso, uma doação que vai contribuir muito com a saúde da Região Sul do Estado”.

Segundo o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, “o Banco participa das ações de combate à pandemia no Estado, promovendo um conjunto de medidas concretas para a preservação da saúde da sociedade, de seus clientes e colaboradores, e também contribuindo com ações humanitárias nesse momento de crise. Assim, por meio desse apoio financeiro, a instituição oportuniza o fortalecimento da pesquisa e inovação, que visam diagnosticar, conter e combater o vírus da forma mais rápida possível”, frisou.

De acordo com o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, “a criação deste serviço de testagem para Covid-19 no HU-FURG/Ebserh foi o resultado de um grande esforço institucional, tanto do ponto de vista de infraestrutura, como do intenso empenho dos profissionais, que são pessoas extremamente comprometidas com a função social do Hospital. Estamos muito contentes com o reconhecimento do Governo do Estado e, especialmente, do Banrisul, ao repassar para o HU-FURG um equipamento tão importante para que seja ampliada a capacidade de prestação deste serviço à população, ainda mais neste momento tão delicado que o mundo todo atravessa”, salientou.

Compartilhar