FURG – Reitora recebe visita da prefeita de São José do Norte

A reitora Cleuza Maria Sobral Dias recebeu a visita da prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, e do secretário municipal de Coordenação e Planejamento da cidade vizinha, Danúbio Roig.

Na reunião, a prefeita destacou a importância da regularização fundiária, um dos temas mais emergentes nesse momento para o município, e que “dará condições melhores para a cidade tanto para financiamento de construção quanto para regularização do próprio município”. O trabalho tem o envolvimento do professor do Centro de Ciências Computacionais da FURG, Glauber Gonçalves.

A prefeita Fabiany também veio solicitar o apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) para a oferta de cursos de graduação no Polo Universitário Nortense. A medida visa facilitar o acesso da população local ao ensino superior. Entre os novos cursos desejados, estão Pedagogia e Administração.

Ainda foi abordado na reunião o Plano de Manejo para o Refúgio da Vida Silvestre (Revis), que está sendo desenvolvido no Molhe Leste da Barra do Rio Grande. O projeto é executado pela FURG com o objetivo de organizar o crescimento e viabilizar as maneiras de regularização do local. Trata-se de exigência imposta pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O coordenador da proposta é o professor Eduardo Dias Forneck, do Campus São Lourenço do Sul.

A reitora Cleuza Dias agradeceu a visita e colocou-se à disposição do município e destacou que “é função social da universidade atender, dentro do possível, as demandas dos municípios do entorno da FURG”.