FURG renova acordo de cooperação com universidade francesa

Reinter – Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande

Na tarde desta quarta-feira, 24, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, assinou a renovação do acordo de cooperação com a Universidade de Rennes I, da França. O documento tem por objetivo viabilizar a interação acadêmica, bem como a mobilidade estudantil focada para estudantes e professores da área das ciências sociais aplicadas com foco no curso de Direito.

O documento foi trazido pelo professor e vice-reitor encarregado de Relações Internacionais da Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade de Rennes 1, Philippe Pierre, já assinado pelo reitor em exercício da instituição. Em conversa que antecedeu a assinatura, o representante deixou clara a felicidade em renovar a parceria entre ambas academias, uma vez que “a aproximação entre os institutos resultou em diversos materiais científicos e projetos conjuntos de excelência”.

Ainda na oportunidade, Philippe aproveitou para comentar o fato de já ter visitado a universidade antes, mas sempre à noite, elogiando assim a beleza do campus em um dia ensolarado. Por sua vez, a reitora em sua fala comprometeu-se a envidar todos os esforços possíveis na manutenção do bom andamento das atividades e dos projetos conjuntos em andamento.

Estavam presentes também na ocasião o professor adjunto do curso de Direito da FURG Anderson Orestes Cavalcante Lobato, a coordenadora do curso de Direito da FURG Maria Claudia Crespo Brauner e o secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Lafourcade Asmus.

Rennes I

A universidade é uma instituição pública situada em Rennes, a capital administrativa da região noroeste da França, tendo sob sua orientação dez faculdades, duas escolas de Administração, duas escolas de Engenharia, quatro institutos de tecnologia e um observatório científico.

Estima-se que a população estudantil da universidade é de 29 mil discentes incluindo cerca de 3,2 mil estudantes internacionais, sendo que, aproximadamente, mil acadêmicos participam anualmente de programas de cooperação com universidades parceiras. A instituição tem cerca de 3,7 mil membros de Staff e promove uma quantia aproximada de 250 novos doutores por ano.

A universidade de Rennes I foi fundada em 1970, separando-se da universidade de Rennes II. No entanto, sua descendência está na universidade de Brittany, inaugurada nas proximidades de Nantes em 1460, mudando diversos de seus setores para Rennes no século 18, anteriormente ao período que abrigou a Revolução Francesa.

Em relação à cidade, Rennes tem uma população semelhante a Rio Grande, cerca de 220 mil habitantes, representando os estudantes um terço deste número. O município é conhecido por sua arquitetura e áreas verdes, assim como também pela cena musical, a qual é deveras conhecida no país. Outros aspectos culturais relevantes são a presença de diversos museus notáveis e galerias de arte como a Les Champs Libres, La Criée e FRAC.