FURG: UTI Pediátrica é inaugurada

FURG: UTI Pediátrica é inaugurada

O início das atividades da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica em Rio Grande foi comemorada em ato solene na segunda-feira, 22 de maio. A cerimônia foi realizada no auditório da área acadêmica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na ocasião de descerramento da placa alusiva, estiveram presentes a reitora da FURG, Cleuza Dias, o vice-reitor, Danilo Giroldo, o presidente da Ebserh, Kleber de Melo Morais, o coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Gabriel Andina, o vice-prefeito, Renato Mattos Gomes, o presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Charles Saraiva, a superintendente do HU, Helena Vaghetti, e o secretário municipal de Coordenação e Planejamento e ex-reitor da FURG João Carlos Cousin, além da idealizadora da campanha pela UTI Pediátrica, Neusa da Senhora, e o presidente da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino, Carlos Weska.

A reitora da FURG, Cleuza Dias, ressaltou o empenho da comunidade para a abertura da UTI Pediátrica e elogiou o esforço dos trabalhadores do Hospital Universitário para a manutenção dos serviços. “Nós temos o privilégio de inaugurar a UTI Pediátrica. É um dia memorável para nossa universidade, para o nosso hospital, para a nossa comunidade. Este é o momento que estamos conseguindo reunir pessoas que contribuíram com energia, força, desejo, vontade de realização de um sonho”, comemora.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, caracterizou a inauguração da UTI Pediátrica como momento “marcante” e “histórico”, no contexto em que se registrou o aumento dos investimentos nos hospitais universitários, o que possibilitou a nomeação de três mil funcionários aos hospitais vinculados à Ebserh. “Valeu a pena nos empenharmos para a liberação de gestão de pessoas. Vamos nos empenhar ao máximo para melhorar a atenção à saúde”, disse, em referência ao investimento no setor materno-infantil no HU/FURG. Até o final do ano, a expectativa é de que novos chamamentos sejam realizados para o hospital.
A superintendente do HU/FURG, Helena Vaghetti, também comemorou o esforço coletivo. “Eu tenho o imenso orgulho de falar em nome de todos os trabalhadores. Este é um acontecimento que marcará as nossas vidas e a vida dos nossos. Que novos desafios sejam lançados para aprimorar ainda mais o atendimento público e de qualidade do nosso HU”, disse.   A UTI Pediátrica, uma das demandas históricas do município, está em funcionamento desde o dia 2 de maio.

Para prestar os serviços, o HU conta com equipe técnica e de infraestrutura necessária à assistência qualificada para crianças em situação crítica de saúde, maiores de 29 dias. Com área de 221,70m², o local tem cinco leitos em funcionamento, equipados por monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica. A equipe multidisciplinar, em treinamento desde dezembro de 2016, é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na unidade.

A Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o Ensino e a Pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Compartilhar