FURG vai iniciar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

FURG vai iniciar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

A partir de segunda-feira (12) terá início o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na Área Acadêmica do Hospital Universitário (HU). De julho a dezembro ocorrerão vistorias técnicas em todos os ambientes da Universidade pela equipe de segurança do trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (Progep).

 

O trabalho será coordenado pela Unidade de Assistência ao Servidor (UAS) e desenvolvido por uma médica do trabalho, uma engenheira de segurança do trabalho, uma enfermeira do trabalho e técnicos de segurança do trabalho. A atividade tem por objetivo o reconhecimento e avaliação dos ambientes visando à identificação de fatores de riscos e a promoção de ações que resultem na melhoria das condições de saúde e trabalho na FURG.

 

O pró-reitor Cláudio Paz de Lima realizou reunião na quinta-feira com as diretoras substitutas da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina. Na reunião elas foram informadas dos objetivos do trabalho que objetiva a realização de vistoria técnica nos ambientes de trabalho da Universidade para avaliação das condições de ambiente, instalações elétricas, produtos químicos, EPC e EPI, prevenção de incêndio, acidente do trabalho, riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

 

Após a conclusão da Área Acadêmica, o trabalho terá continuidade no HU. A vistoria técnica será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras nos dois turnos com reuniões prévias do pró-reitor e do grupo com os responsáveis pelas Unidades para informar qual é o objetivo do PPRA. “De posse do resultado do trabalho, proporemos ações que resultem na melhoria das condições de saúde e trabalho na Universidade”, explicou Lima.

Compartilhar