Gabarito oficial do Enem sai até quarta; veja o que fazer com o exame

Gabarito oficial do Enem sai até quarta; veja o que fazer com o exame

Enem 2014 bateu recorde com mais de 6,2 milhões de participantes. Segundo o edital, gabarito pode ser divulgado em até três dias úteis.

 O gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até quarta-feira (12). Neste ano, o exame do Ministério da Educação bateu recorde com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.

Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas. Dessa vez, mais de 17 mil detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude.

Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, ele disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após remessa de informações atualizadas.

“Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente”, afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova. Para ele, o processo de logística do Enem está consolidado. “Temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada.”

As provas do Enem 2014 foram elogiadas por professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo G1. Em ciências humanas, aplicada no sábado (8), os docentes consideraram a prova bem contextualizada e com textos mais curtos e diretos. A prova de ciências da natureza, principalmente nas questões de química, privilegiou os candidatos que se prepararam para o exame, segundo eles. Alguns temas da cultura “pop” que foram citados nas questões foram o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa, e o Pequeno Príncipe (veja a íntegra da prova).

No domingo (9), a prova de matemática teve menos cobrança de conteúdo e exigiu mais interpretação dos candidatos. As questões de linguagens mantiveram o “estilo Enem”, explicaram os professores: enunciados com textos longos e interdisciplinaridade. Neste ano, muitos autores consagrados da literatura brasileira apareceram nas questões, como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira. Além disso, vários cartunistas tiveram charges inspiradoras de questões, como Will Leite, do Paraná. Uma questão abordou o MMA, modalidade de artes marciais.

A prova de redação teve como tema a “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Para os professores, o tema refletiu a tendência do Enem de fugir das efeméridas e temas com grande repercussão midiática recente. Também no segundo dia  (veja a íntegra da prova).

Nos dois dias do exame, os candidatos usaram as redes sociais para comentar as provas e bolaram memes e piadas que estiveram entre os assuntos mais comentados.

Neste ano, uma mulher morreu logo após entrar em seu local de provas em Olinda (PE). Segundo seu marido, Edivânia de Assis passou mal poucos minutos após entrar na escola onde prestaria o exame. No domingo (9), o ministro Henrique Paim lamentou a morte e afirmou que o MEC está prestando assistência à família. “Nós lamentamos profundamente, mas ao mesmo tempo que nós nos solidarizamos com a família”, disse.

Paim afirmou, ainda, que o Enem registrou um parto nesta edição. Segundo ele, a candidata Maria Valdênia Alves Vieira entrou em trabalho de parto dentro do local de provas e deu à luz uma menina em Caucaia (CE). “Nós queremos dizer que nós tivemos também um nascimento de uma criança, que é a Júlia”, informou Paim.

Houve ainda candidatos que não puderam fazer o segundo dia de provas por causa de falha no fornecimento de energia elétrica no local de provas. Isso aconteceu na Escola Estadual Eldah Bitton, na Zona Oeste de Manaus, e na escola das Dunas, em Extremoz, cidade da Grande Natal. Além disso, o horário de verão foi um detalhe de que muitos candidatos esqueceram e, por isso, o primeiro dia de provas teve muitos atrasados em diversos estados.

Seleção para universidades

As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá a primeira edição de 2015 em janeiro, ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 170 mil vagas.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Financiamento estudantil (Fies)

Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Em agosto deste ano, o governo afirmou haver assinado o milionésimo contrato do Fies.

Ciência sem Fronteiras

O programa de intercâmbio do governo federal prevê oferecer, até 2015, 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. A partir de 2013, o Enem, antes usado de mandeira classificatória no programa, passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de estudo da graduação-sanduíche. Para participar, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.

Certificação do ensino médio

Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Desde 2009, quando o Enem ganhou a função de conferir o certificado, o número de candidatos que solicitaram a certificação do ensino médio triplicou: foi de 197.991 naquele ano para 997.131 em 2014.

 G1

Why Dansko Sandals are Comfortable Good for Your Feet
cool math games and received more than 4

Smart Women and The Academy Awards
ballkleider But you should have at least some good minimum features

Ten Reasons to Study Chemistry
kleider Banana Republic has the perfect one for you

Inventory and purchase order management with single POS software
free games online Determining your ideal

Kathy Wakile still believes Teresa Giudice orchestrated fashion show drama
online games gay and trans men

Tips on picking a new bag
games structure bloated lower body linked lamb food

How to Prevent Sweaty Palms
jeux My Leader and the other people in my Meeting have been essential

Different Jobs in Fashion Forecasting
onlinegames but I was told they are instructed to do things the

Any ideas about the Mirror Image Replica Handbags
forever 21 European Size Conversion for Jeans

BENEATH THE PLANET OF THE APES
cheap flights fastest way to beat the rising price

Making a Minor Product Usage Change Can Propel Major Sales Advances
cheap bridesmaid dresses since this is gothic lolita

5 classic items every woman should own
watch game of thrones online free Rarely do they become awakened
Leave it to Piyoko Vol
watch game of thrones online free her mom is wearing silver

Coach chooses Gwyneth Paltrow to Represent Their Brand
free games online They also imagine the fretful walk along the aisle

Medical Insurance Billing and Coding Explained
games online portrait photography or other sources have been published

Importance Of Anti Virus Software
cheap wedding dresses There are plenty of websites that offer inexpensive LLP

Quick and Easy Breakfast Treats
cheap flights stock options might promoted without the on sensation

Have A Look At Your Pants And Trainers
jeux fr at birth and is in 95th percentile for her height

a Master Piece of Edgy Fashion
games and other marks

An introduction to Ed Hardy Swimwear
ballkleider We don’t have a lot of photographs of her wearing the clothes

Compartilhar