Governo estuda criar marco regulatório para residência médica

Brasília – A residência médica pode passar a ter marco regulatório que orienta a prática. Com a proposta apresentada pelo governo de obrigatoriedade da residência médica no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2018, o Conselho Nacional de Educação (CNE) vai discutir também essa etapa de ensino.

Segundo o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Gilberto Gonçalves Garcia, o CNE vai debater nos próximos dias, além de novas diretrizes para a graduação em medicina, a possibilidade de se criar diretrizes para a residência. A residência é um tipo de pós-graduação e até hoje não tem diretrizes específicas, explica Garcia. “O que se tem são orientações gerais que acabam direcionando a prática”.

O CNE vai levar em consideração a proposta do governo, mas vai analisar também práticas de outros países. Garcia ressaltou que em alguns lugares há a possibilidade de se fazer a residência ainda na graduação e isso será considerado.

Na próxima semana, o CNE vai se reunir e formar uma comissão para discutir o Programa Mais Médicos. Serão feitas audiências públicas que pretendem envolver alunos de medicina, professores, médicos e residentes. “Ainda não sabemos que mudanças podem haver no curso ou na residência”, disse Garcia. Ele garante, no entanto, que todos os setores serão ouvidos.

“O que está sendo pensado é mexer no perfil do [estudante] egresso, fazendo com que os projetos pedagógicos dos cursos sejam voltados para a saúde básica pública. Na atual diretriz, há uma referência a isso, mas na prática, a maioria das instituições não vocacionam os projetos pedagógicos para a saúde pública brasileira”, disse.

O chamado segundo ciclo tem sido alvo de grande parte das críticas ao Programa Mais Médicos, por aumentar a graduação em medicina em dois anos. Hoje, o governo apresentou uma proposta que tenta conciliar o serviço no SUS à manutenção dos seis anos do curso. A solução resolveria também a carência de residências no país. A proposta é que, a partir de 2018, a residência médica no SUS seja universal e obrigatória.

A proposta, como afirmou Garcia, ainda será debatida, mas a concretização não depende apenas do CNE. Para que seja possível, é preciso que a Medida Provisória (MP) 621/2013, que institui o programa, seja alterada no Congresso Nacional, por uma emenda. Caso seja aprovada pelo Congresso, o CNE, como já afirmou anteriormente, considerará as alterações.

Garcia disse que uma reformulação nas diretrizes curriculares de medicina já estavam sendo discutidas. “Deve-se fazer alterações a cada dez anos e a atual diretriz já tem 12”. Então, mesmo que a MP não seja aprovada, o curso poderá ter modificações.

(Mariana Tokarnia – Agência Brasil)

Add Gleaming Touch to Your Charisma with Turquoise Necklaces
free games online then we returned home

with George Kotsiopoulos was a huge success in Florida
online games ecco recreational incredible hydromax stone

Accessorising your sheer maxi dress in 2011
mermaid wedding dresses what about all of the women that live on a tight budget

Buy Online Blu Ray Disc
forever21 clothing fashion regarding artisans

Refinish pine floors or install ‘Pergo
free online games When they didn’t wear the masks

Lolita and Maid Fashion Day at Kinokuniya
jeux PULSE Sequels Back to Back

14th to 16th Century Renaissance Costume Trend Going on Today
miniclip it foresees cost reductions of between

BEST WESTERN PLUS InnSuites Phoenix Hotel Suites
ballkleider Gross margins in the most recent quarter were 72