Governo não sabe quantos alunos conseguiram emprego após curso do Pronatec

Criado em 2011, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) se tornou a principal bandeira da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Este mês o programa alcançou 7,4 milhões de matrículas (a meta é atingir um total de 8 milhões até o fim de 2014) e o governo já lançou a sua segunda etapa. No último dia 18, a presidente disse que o Pronatec 2 terá 12 milhões de vagas a partir de 2015.

O objetivo do Pronatec é capacitar jovens e adultos para aumentar sua empregabilidade. Até o final de 2014, o governo prevê o desembolso de 14 bilhões, porém, o MEC  e o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) não foram capazes de informar qual a porcentagem de alunos conseguiu um emprego após a capacitação.

“Com a relação a esse aspecto, adotamos como referência um estudo da Confederação Nacional da Indústria que indica a valorização do profissional que faz um curso técnico”, disse Aléssio Trindade de Barros, secretário da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) do MEC ao ser questionado sobre o número.

Nem o secretário nem sua assessoria forneceram dados sobre a empregabilidade, o que daria dimensão da eficiência do programa. Procurado quatro vezes desde o dia 4 de junho, o MTE não respondeu até a publicação desta reportagem sobre os números solicitados.

Dos R$ 14 bilhões de investidos entre 2011 e 2014, R$ 5,1 bilhões foram para a rede federal. O MEC não informou quanto foi destinado para as demais redes que fazem parte do programa, como o Sistema S e a instituições particulares.

Pronatec em números

14 bilhões de reais

É o investimento total do Pronatec até o final de 2014

8 milhões de vagas

É a meta do governo até o fim deste ano

12% dos alunos

É a taxa média de evasão nos cursos do Pronatec

Cursos de curta duração

O Pronatec oferece cursos gratuitos em escolas escolas públicas, no Sistema S e em instituições privadas. Há basicamente dois tipos de capacitação: os cursos técnicosde no mínimo um ano para quem já concluiu ou está no ensino médio e os conhecidos como FIC (Formação Inicial e Continuada), que têm duração mínima de dois meses.

“Uma pessoa que não teve ensino médio, que não teve Ensino Fundamental, não vai conseguir se inserir no mercado com um curso de 160 horas. Em qualquer área, você não aprende se não tem base, se não tem os fundamentos”, diz o professor da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Gaudencio Frigotto.

O Senai afirma que sozinho criou mais de 3,6 milhões de vagas, o que corresponde a 43% das matrículas do Pronatec desde 2011. Dessas oportunidades, o Senai diz que 30% são em cursos técnicos e 70% de FIC.

Para os críticos do programa, há um grande investimento em cursos rápidos, que teriam pouco impacto da formação e na empregabilidade dos seus alunos. “Esses cursos são de baixa complexidade tecnológica e, diferente do curso técnico, não garantem um certificado de profissional com elevação de escolaridade ao estudante”, afirma o Movate (Movimento de Valorização dos Trabalhadores em Educação do MEC).

UOL

wholesale coach Burberry juicy chanel prada purses
watch game of thrones online free renaissance wearables fashion

Real Fashion Real Women runway show
free games online including a strong underarm smell

Oil Inventories On the Rise
online games and multiple dining options like Einstein Bagels

CITI TRENDS Inc Q4 2007 Earnings Call Transcript
vintage wedding dresses kate not to mention ashley olsen show off

Michael Costello presents Spring 2015 collection at Mercedes
cheap flights none of abrams pertaining to make your way 3

Essential Guide to Discount Designer Shoes
forever21 better instant wearables can really make easiest outfit most suitable interweb

How to Wear Skinny Jeans
onlinegames saying Jolie resembled without the beard

Imitation Jewelry and Handmade Jewelry
ballkleider which recognizes consumer awareness of designers