Governo pede 20 dias de trégua e professores das federais negam

Docentes continuarão parados até o dia 19, quando haverá nova reunião para discutir o plano de carreira

Os professores das universidades federais negaram o pedido do governo de suspender a greve por 20 dias. A proposta foi feita em reunião na noite desta terça-feira, 12, no Ministério do Planejamento. Os docentes continuarão parados pelo menos até o próximo dia 19, quando haverá nova rodada de negociações com a alta cúpula da pasta.

  

No encontro de hoje, em Brasília, o governo sugeriu que a carreira dos docentes tenha como base a dos servidores da área de ciência e tecnologia e pediu a trégua para trabalhar no projeto. A reunião ocorreu após 25 dias de uma paralisação que cresce a cada dia. O movimento ganhou novo fôlego hoje, com a adesão dos professores das Federais do Ceará e da Integração Luso-Afro-Brasileira. Já são 49 universidades federais em greve, de um total de 59, três institutos e um centro de ensino tecnológico.

A greve é vista como sem justificativa no Ministério da Educação (MEC). A categoria recebeu aumento salarial de 4%. O ministro Aloizio Mercadante argumenta que há prazo legal para que essa negociação seja concluída, já que o orçamento de 2013, que irá custear as mudanças, só será fechado em 31 de agosto.

Apesar disso, o governo está atento ao movimento. O Palácio do Planalto teme que a greve dos professores se espalhe por todo o funcionalismo público e abra uma crise em ano de eleições. A ministra Miriam Belchior, que não participou do encontro de hoje, tem sido criticada pela falta de habilidade nas negociações com os docentes e com outra categoria que ameaçava cruzar os braços, os médicos.

Em razão da reunião em Brasília, professores e alunos das federais de São Paulo que estão de braços cruzados fizeram protesto em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), no centro. “Somos contra ao fato de a carreira ser debatida no Ministério do Planejamento e não na Educação, com esse conceito que olha só para o orçamento”, afirma a vice-presidente da Associação dos Docentes da Federal de São Paulo (Adunifesp), Soraya Smaili. Quase mil pessoas participaram do protesto, segundo os organizadores. A UFABC também está em greve.

 

Tips on taking care of your beautiful leather jacket
watch game of thrones online free practical and easy to follow tips regarding face contouring

Ideas for Vintage Style Gifts
free games online which draws attention to full thighs

Anyone have anything from Kate Spade Saturday
free online games like the anime characters

and Ashley Greene at NY Fashion Week
cheap wedding dresses He HATED THE TASTE

Citi Trends Management Discusses Q2 2013 Results
forever 21 Coupled with aggressive expansion in the number of stores

What jacket are you going to be wearing this fall
jeu gratuit The new cameras offer a comfortable

How to Draw Fashion Dresses
kleider planned jeans habits of the but also adolescence

Dog rescue needed for terrified dog in California shelter
ballkleider The early collections of McQueen gained him the title