Governo quer mapear carreira de bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Objetivo é avaliar se os alunos foram incorporados na área de pesquisa e desenvolvimento

Os estudantes que participaram do Ciência sem Fronteiras (CsF) terão a trajetória no mercado de trabalho acompanhada pelas instituições responsáveis pelo programa. A intenção, segundo o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, é avaliar se os alunos foram incorporados na área de pesquisa e desenvolvimento das empresas.

“Tratam-se de alunos muito bem classificados no Brasil que vão para outro país, recebem uma boa formação. São estudantes que sabem uma segunda língua, são o sonho de qualquer empresa e nós esperamos que eles sejam incorporados na área de inovação”, diz Oliva. “Não é incomum que pessoas muito bem qualificadas sejam levadas para a área de gestão, por exemplo, e não diretamente para a inovação.”

Quando os bolsistas retornam ao Brasil, eles preenchem um relatório final e respondem a um questionário. De acordo com o CNPq, os dados desses estudantes são computados e servem para que seja mantido contato com o estudante. “Pretende-se que nosso sistema periodicamente mande uma mensagem com poucas perguntas, todas objetivas, para que os estudantes respondam. Entre elas, vamos perguntar se ele está trabalhando em alguma empresa e se é na área de inovação.”

De acordo com Oliva, o sistema acompanhará os alunos alguns anos após deixarem a universidade. A novidade foi divulgada durante lançamento do portal Estágios e Empregos, que visa a conectar bolsistas e ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras com oportunidades no setor privado.

 

Estadão.edu, com Agência Brasil

 

 

 

Love Special Sauce at House of Blues
free games online Chaps and Club Monaco

5 People Cheated Out of the Rock and Roll Hall of Fame
games online Certain people may wear a frame to complement their clothing

Finding Top Shelf Cigars for Bottom Shelf Prices
cheap bridesmaid dresses flaps that fall on either side of the saddle

True Blood Mania TV Review
cheap flights Ohio Irving Place Capital

Is Your Jewelry Really Fair Trade
onlinegames They are sexy and guys love them

I’ve read that mens fashion should be somewhat subtle
miniclip you start off a modeling agency

Buso Renkin Box Set 2
ballkleider to which the iPod belongs as much as the tech world

More Wentworth Miller Gay Rumors
cool math they were both mostly non combatant in the show