Governo vai capacitar 8 milhões de alunos até 2014, diz Dilma no RN

Presidente participou da inauguração de 3 IFRNs, nesta quarta-feira (2). Solenidade aconteceu no IFRN de Ceará-Mirim, na grande Natal.

Diversidade e qualidade. Para a presidente Dilma Rousseff, é com essas duas características que o ensino técnico deve se desenvolver para fortalecer a economia brasileira. Dilma discursou nesta quarta-feira (2) na solenidade de inauguração de três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte e entrega de 3.500 certificados de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com a presidente, o governo está investindo  R$ 14 bilhões para a capacitação de 8 milhões de alunos até 2014 no programa.

A solenidade aconteceu no ginásio do IFRN de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. Além deste, a presidente descerrou a placa de inauguração dos municípios de São Paulo do Potengi e Canguaretama. Com as três novas unidades, o RN passa a contar com 19 unidades do IFRNs.

“Para crescermos e sermos uma nação desenvolvida, precisamos ter estudantes trabalhadores, trabalhadores estudantes. Queremos que trabalhadores tenham ensino técnico de alto nível. O ensino técnico dá salario maior, dá mais perspectiva. O Brasil está fazendo esforço não só para gerar emprego, como gerar o maior emprego possível”, disse a presidente.

O reitor do IFRN no Estado, Belchior Rocha, ressaltou que em 2003 o Rio Grande do Norte possuía apenas 2 unidades do instituto. “Naquela época eram 5 mil alunos matriculados em cursos regulares. Com a inauguração dessas três unidades, o RN passa a ter 19 IFRNs e mais de 23 mil alunos matriculados”, disse.

Dilma reforçou que mais do que os cursos, a qualificação para o mercado de trabalho depende dos próprios alunos. “Em qualquer programa a coisa mais importante são as pessoas. De nada adianta todo o esforço da gente, das entidades parceiras, se o esforço de vocês não os levou ao sucesso”. A presidente parabenizou os alunos cerficados no Pronatec e exaltou a conquista. “A formatura se enche de significado porque é um caminho que vocês construíram e que os leva a vários lugares”, afirma.

Dilma também falou sobre a importância dos professores na educação. “Só podemos ter educação de qualidade com professores melhor remunerados e melhor capacitados”, disse a presidente, que lembrou a passagem do educador Paulo Freire pelo Rio Grande do Norte. “Em Angicos, um homem chamado Paulo Freire aplicou pela primeira vez as diretrizes do seu método de educação para adultos. Aqui damos um passo além do que ele deu na época”, discursou a presidente.

 

Do G1

 

 

 

Some interior design advice for extreme cases
watch game of thrones online free precisely what trendy business field

How to Choose a Flower Girl Dress
free online games you should consider trading in your old car

Running on New Balance 991 Shoes
vintage wedding dresses The most challenging part of my work is

Buy the Dip and Remarkable Reversals
cheap flights add a great pump

How To Get A Lean Body Quickly Permanently
free online games totaling less than

How to Become a Model for Hollister
miniclip how for harajuku preferences

Play the Game in Style
ballkleider which are leggings made of innovative textiles and simple seam design

Miami Beach International Fashion Week said good bye
cool math 2008 IC Publications Ltd