Greve afeta futuros alunos da UnB

Aprovados esperam o fim da greve para começar a estudar e vestibulandos querem saber quando as provas serão aplicadas

A greve dos professores da Universidade de Brasília (UnB) completará três meses neste fim de semana. Já a greve dos servidores técnico-administrativos dura mais de dois meses. A paralisação não afeta apenas a vida dos alunos da UnB, futuros alunos e candidatos do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (PAS) também sofrem as consequências. As datas do próximo vestibular e de quando ocorrem as provas das três etapas do PAS ainda não foram divulgadas, mas datas prováveis serão informadas quando os editais forem lançados.

A lista dos aprovados no 2ª vestibular de 2012 da UnB saiu em 13 de julho, mas, até agora, os selecionados não puderam fazer registro ou matrícula na universidade. Eles aguardam o fim da greve para finalmente começar a cursar o ensino superior. Túlio Santos, 17 anos, é um deles. Depois de passar para arquitetura e urbanismo no último vestibular, ele fica todos os dias em casa, esperando o desenrolar da greve. “Estou na expectativa e um pouco decepcionado porque a greve está demorando muito mais do que imaginamos. E todos os meus planos são afetados, pois, a qualquer momento, pode ser definida a data de registro da UnB e tenho que continuar esperando”, desabafa.

Para Túlio, porém, greves não são nenhuma surpresa: “Meus pais estudaram na UnB e sei como é o histórico de lá. Já é esperado que tenha greve quase todo ano”. Mesmo com risco de paralisações, Túlio confia que vale mais a pena estudar na Universidade de Brasília do que em faculdades particulares. “Não cogito fazer uma particular. A UnB tem mais qualidade e tem um nome de peso para o currículo”, disse.

Ansiedade
Os editais de abertura do PAS e do vestibular são abertos com datas prováveis das provas. Estas datas, porém, podem ser alteradas. Quem se prepara para essas seleções sofre com a incerteza. Amaralina Duarte, 17 anos, cursa a 3ª série do ensino médio no colégio Pódion, e quer se tornar estudante de medicina. Ela está ansiosa para saber o cronograma. “Eu me inscrevi em vestibulares de outras universidades federais. Não ter certeza da data das provas é um problema porque pode chocar com seleções de outras federais. A greve desanima muito porque mesmo quem passa não sabe quando vai começar a estudar e tem o perigo de perder o semestre”, reclama Amaralina.

Residente na capital federal desde fevereiro, a carioca Juliana Xavier, 19 anos, já havia prestado vestibular em outras duas universidades no Rio de Janeiro. “Vim para Brasília porque um primo meu passou no vestibular aqui e meu tio sempre disse que o ensino daqui é melhor”, declara a pré-vestibulanda, que tenta uma vaga no curso de odontologia. Apesar da desanimadora realidade da greve, a jovem se mantêm confiante e focada nas aulas do cursinho pré-vestibular. “Não faço ideia de quando essa greve vai acabar, mas continuo estudando muito. Fica ainda mais ansiosa”, finaliza.

Indefinição
Segundo a assessoria de comunicação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) os cronogramas do vestibular e do PAS estão sendo seguidos e só haverá alterações se a UnB assim determinar. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) vai se reunir após o fim da paralisação para discutir as datas das provas. O Decano de Ensino de Graduação, José Américo Garcia, é membro do Cepe e confirma que, por enquanto, as datas das provas estão mantidas conforme os editais.

“Não vai ter nenhuma alteração de datas do PAS e do vestibular, a não ser que o Cepe defina. O Conselho continua se reunindo durante a greve, mas esta temática não é pauta das reuniões. Quando o fim da greve for deliberado, aí sim, as datas de registro dos aprovados e de aplicação das provas voltam a ser pauta das reuniões”, afirma o decano.

 

5 Classic Board Games With Disturbing Origin Stories
free games online Part of the series

ValueVision Media’s CEO Discusses Q3 2012 Results
vintage wedding dresses In 1961 Jean Goldberg’s son

Star Woman’s Night at Kitson Studio
cheapest flights SEE EACH PLAN DISPLAY FOR MORE DETAILS

Super Skin Firming Detox Body Wrap
forever 21 Full size sections of the Argo prow and rail

The Most Exaggerated and Enhanced Part of Emo Makeup
free online games Their quality is a bit iffy for

Where to Find Affordable Coach
jeux fr Abercombie with a nice tie

Replica Omega watches will accentuate your style and the excellent fashion feeling
kleider 080 per year in 2010

National Endurance Sports Gear Gadgets
cool math bring you distinctive calm temperament