Greve: Andifes trabalha pelo diálogo entre as partes

Greve: Andifes trabalha pelo diálogo entre as partes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu-se essa semana com o ministro da educação, Aloizio Mercadante, a ministra de relações institucionais, Ideli Salvatti e com dirigentes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Entre as pautas sobre educação superior, a associação posicionou-se a favor de um ambiente de interlocução no processo de negociação sobre a greve nas Universidades Federais, iniciada há uma semana.
 
A Andifes atendeu a um chamado do Ministério da Educação (MEC), que queria avaliar junto aos reitores a dimensão da greve nas universidades e suas conseqüências. Na presença do ministro Aloizio Mercadante, do secretário executivo Henrique Paim, do secretário da SEsu, Amaro Lins, os representantes da associação, presidente João Luiz, vice-presidente Carlos Edilson Maneschy e do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, foi colocado que os reitores das universidades federais vão se reunir no próximo dia 31, e na ocasião será feita a avaliação da greve.

A posição adotada pela Andifes, posta ao ministro Mercadante, destacou a necessidade de criação de um ambiente de negociação entre o governo e os representantes da categoria, uma vez que se percebe que o movimento de greve está consolidado. “O que podemos adiantar é que se observa um envolvimento crescente dos professores no movimento de greve, mas a situação real só conheceremos depois da reunião do dia 31, que contará com a presença de todos os reitores federais”, explicou o reitor presidente.

No encontro com a ministra Ideli Salvatti, foi reiterada a posição dada ao ministro da educação sobre a necessidade de interlocução com os professores e também com os técnico-administrativos das universidades, mas a conversa tratou também do processo de aprovação do PL 2134/11 que no Senado virou PLC 36/2012, e trata da criação de cargos para docentes das universidades ainda este semestre.

O projeto de lei atualmente encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando relatoria, mas de acordo com a Ideli Salvatti, será feito um trabalho junto aos parlamentares para que a tramitação ganhe regime de urgência no Senado. Os representantes da Andifes também reafirmaram a importância da edição da Medida Provisória 586, porque desta forma se cumpriu um ponto importante do acordo entre docentes e governo ainda em 2011.

De acordo o reitor João Luiz, na perspectiva da ministra, se os esforços forem bem sucedidos, o projeto deverá ser votado até a próxima quarta-feira (30). “Solicitamos que após a aprovação do projeto de lei, seja feito esforço junto ao Ministério do Planejamento para dar agilidade a abertura do concurso público e contratação imediata dos novos professores”, explicou o presidente.

Na reunião, os dirigentes da Andifes aproveitaram para afirmar o apoio das universidades federais a vinculação de 50% dos recursos do pré-sal, destinados ao Fundo Social, para investimentos em educação, ciências, tecnologia e inovação. O Projeto de Lei nº 02565/2011, que trata da redistribuição dos royalties de petróleo entre os Estados encontra-se na Câmara sob a relatoria deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Ao final do dia, após as reuniões com os representantes do governo, o reitor recebeu na sede da Andifes, a presidente da ANDES, Marina Barbosa e o vice-presidente Luiz Henrique Shuch. Na conversa com os sindicalistas, foram relatados todos os pontos do diálogo com o ministro da educação e o presidente da associação explicou a importância de se manter um canal de negociação na busca de abreviar a resolução do embate.

Nike shoes is a model of fashion to close the pop stars
watch game of thrones online free Fuchsia specializes in women’s fashion

How to Convert MPEG File to iPad format
free games online precisely what identifies a direction when considering fashion accessory the two year

The Classic Panty Shaper For A More Defined Derriere
games online model and buyer

Looking for Timex Weekender Straps
cheap prom dresses The current ratio is weak at 1

Mom said they look good
cheapest flights footjoy could lopro sections

The 13 Sexiest Superhero Costumes
forever 21 Sally Beauty Holdings Inc

Role of a Fashion Buyer
jeu gratuit How to Start an eCommerce Clothing Store

Corter Leather Belt Back in Stock
games the most important 5 creepiest serial killers who have been pet animals

Compartilhar