Grupo coordenado pela Andifes debate expansão da pós-graduação

Nesta quinta-feira, dia 9, acontece na Andifes mais uma reunião do Grupo de Trabalho do Programa de Apoio à Pós-graduação das IFES – PAPG-IFES. O grupo trabalha na elaboração do Programa que busca consolidar e expandir os programas de formação pós-graduada, contemplando a correção das diferenças regionais e das áreas de conhecimento.

O PAPG tem como objetivo atender à demanda de mão-de-obra qualificada para a implementação da política industrial e de desenvolvimento em Ciência e Tecnologia no País.

Além da Andifes, participam do Grupo de Trabalho os Ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Casa Civil, além da CNI, BNDES e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A previsão é de que o PAPG tenha início em 2009, com duração de quatro anos. O Programa irá atuar em 3 linhas: qualificação e fixação ou permanência de pessoas pós-graduadas nas IFES, crescimento e consolidação das atividades de pós-graduação e fortalecimento da infra-estrutura de pesquisa.

A Pós-Graduação é um importante instrumento do desenvolvimento da nação, pois garante o crescimento  dos quadros de docentes e de pesquisadores com  qualidade. Entretanto, esse crescimento com qualidade ainda é insuficiente para atender as demandas atuais do País, principalmente na área das ciências exatas, engenharia e ciências da computação.