Grupo de pesquisa da Faculdade de Educação lança dois livros pela Editora UFMG

Grupo de pesquisa da Faculdade de Educação lança dois livros pela Editora UFMG

Será no próximo sábado, dia 30 de abril, o lançamento oficial dos dois últimos livros produzidos pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE), da UFMG. O evento será realizado no restaurante Café com Letras, localizado na rua Antônio de Albuquerque, nº 781, em Belo Horizonte, das 11h às 14h.

O lançamento dos livros, pela Editora UFMG, consagra as duas décadas de existência do centro pesquisa. Os dois títulos são Cultura Escrita e Letramento, de organização dos pesquisadores Marildes Marinho e Gilcinei Teodoro Cavalho e Livros e Telas, organizado conjuntamente pelas pesquisadoras Aracy Alves Martins, Maria Zélia Versiani Machado, Graça Paulino e Célia Abicalil Belmiro.

Cultura escrita e letramento é composto por 22 artigos apresentados durante o primeiro e o segundo Colóquio sobre Letramento e Cultura Escrita, realizados na FaE. Contando com a participação de pesquisadores estrangeiros, que contribuíram para a consolidação das bases teóricas do Ceale desde sua fundação, o livro surge não só como uma valiosa compilação de temas caros à pesquisa em letramento e cultura escrita, mas também como uma materialização dos 20 anos de história do Centro. Os artigos discutem conceitos e pensamentos acerca da cultura escrita, do letramento e da alfabetização, trazendo contribuições tanto para o meio acadêmico quanto para a prática de ensino nas salas de aula.

Livros e Telas é um trabalho organizado pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), subgrupo integrante do Ceale. No ano de 2009, o GPELL realizou o VIII Jogo do Livro, evento que teve como tema “a tela e o livro”. Na ocasião, discutiu-se as leituras proporcionadas por diferentes suportes e meios de comunicação, como o cinema, a televisão e o computador. Os artigos apresentados durante o evento são o recheio da nova publicação, que tem como norteador a reconfiguração das práticas de leitura pela chegada da revolução digital. Uma leitura interessante não apenas aos pesquisadores da educação, mas a todos que se sentem atraídos – ou incompreendidos – nessa era do digital.

Os livros encontram-se à venda na Editora UFMG por R$60,00 (Cultura Escrita e Letramento) e R$52,00 (Livros e Telas)

Compartilhar