Grupo de pesquisa da Faculdade de Educação lança dois livros pela Editora UFMG

Será no próximo sábado, dia 30 de abril, o lançamento oficial dos dois últimos livros produzidos pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE), da UFMG. O evento será realizado no restaurante Café com Letras, localizado na rua Antônio de Albuquerque, nº 781, em Belo Horizonte, das 11h às 14h.

O lançamento dos livros, pela Editora UFMG, consagra as duas décadas de existência do centro pesquisa. Os dois títulos são Cultura Escrita e Letramento, de organização dos pesquisadores Marildes Marinho e Gilcinei Teodoro Cavalho e Livros e Telas, organizado conjuntamente pelas pesquisadoras Aracy Alves Martins, Maria Zélia Versiani Machado, Graça Paulino e Célia Abicalil Belmiro.

Cultura escrita e letramento é composto por 22 artigos apresentados durante o primeiro e o segundo Colóquio sobre Letramento e Cultura Escrita, realizados na FaE. Contando com a participação de pesquisadores estrangeiros, que contribuíram para a consolidação das bases teóricas do Ceale desde sua fundação, o livro surge não só como uma valiosa compilação de temas caros à pesquisa em letramento e cultura escrita, mas também como uma materialização dos 20 anos de história do Centro. Os artigos discutem conceitos e pensamentos acerca da cultura escrita, do letramento e da alfabetização, trazendo contribuições tanto para o meio acadêmico quanto para a prática de ensino nas salas de aula.

Livros e Telas é um trabalho organizado pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), subgrupo integrante do Ceale. No ano de 2009, o GPELL realizou o VIII Jogo do Livro, evento que teve como tema “a tela e o livro”. Na ocasião, discutiu-se as leituras proporcionadas por diferentes suportes e meios de comunicação, como o cinema, a televisão e o computador. Os artigos apresentados durante o evento são o recheio da nova publicação, que tem como norteador a reconfiguração das práticas de leitura pela chegada da revolução digital. Uma leitura interessante não apenas aos pesquisadores da educação, mas a todos que se sentem atraídos – ou incompreendidos – nessa era do digital.

Os livros encontram-se à venda na Editora UFMG por R$60,00 (Cultura Escrita e Letramento) e R$52,00 (Livros e Telas)