Helena Nader: só políticas de Estado na educação e ciência garantem avanço do País

Helena Nader: só políticas de Estado na educação e ciência garantem avanço do País

Durante o 64º congresso na capital maranhense, as mais de 100 sociedades científicas que compõem a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) fecharam questão em torno de dois desafios: garantir dinheiro dos royalties de petróleo para pesquisa e inovação e garantir a aprovação e a implementação de alocar 10% do PIB em educação.

“Como enfrentar o desafio de ter o 6º PIB mundial e estar colocado na 70ª posição em torno da educação?”, disse a bióloga Helena Nader, presidente da entidade, em entrevista à Revista Sustentabilidade. “O que defendemos é que para ter cidadãos plenos e ter poder sobre eles mesmos, é preciso saber ler, entender o que lê e fazer operações matemáticas”.

Mais de 20 mil pessoas participaram no mês passado do congresso da SBPC que teve como tema ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza’. Destas, umas seis mil participaram dos debates, simpósios, workshops e palestras que tomaram São Luis. Para Helena, foi uma demonstração de força da ciência brasileira.

Mas, apesar do ponto alto da frequência, compatível com a posição brasileira de contribuir com 2,7% do conhecimento científico mundial, o clima também foi de protesto e espanto com a recente posição do governo brasileiro de cortar repetitivamente o orçamento da ciência no País e o baixo desempenho da educação.

Em uma análise dos recentes avanços econômicos e sociais, Helena concluiu que o Brasil conseguiu colocar quase todas as crianças na escola primária e reduzir a pobreza por meio de programas como o Bolsa Família, mas agora é preciso dar um passo além. Para ela está na hora de garantir estes avanços em lei, melhorar a qualidade e garantir que as crianças e jovens continuem na educação “Todas as crianças entram na escola, mas o que ninguém fala é que aos 12 anos esta criança evade”, disse. “Ou se reverte isso ou o Brasil vai ficar a reboque”.

Helena faz uma ligação direta entre o nível educacional e o nível de desenvolvimento tecnológico brasileiro. “Educação é ciência e é programa de Estado”, concluiu.

Para ela, o caminho da educação é paralelo ao reconhecimento oficial da produção brasileira, onde a ciência nacional deve ser estimulada para fechar o círculo, principalmente nas áreas onde o País tem liderança como agricultura – pela Embrapa -, medicina tropical. Mas o caminho é longo, já que falta constância no fomento científico e resistências culturais.

“O papel da Universidade não é só formar recursos humanos, é gerar conhecimento”, lembrou. “Temos que nos orgulhar da nossa produção científica que é regularmente citada em publicações científicas indexadas mundo afora, mas enquanto nos Estados Unidos estes pesquisadores vão para as empresas, no Brasil 80% ficam na academia”.

Ela disse que investir neste setor requer política de Estado por isso que, durante o Congresso, as sociedades científicas, a Academia Brasileira de Ciências e outras entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação apoiaram as medidas legislativas para garantir o investimento de 10% do PIB em educação e as propostas de alocar 50% dos royalties do petróleo em educação, ciência e tecnologia.

Presente no congresso do SBPC, o ministro de Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, teve de ouvir as críticas do setor sobre os recentes cortes no orçamento. “Enquanto não investimos, o mundo continua fazendo. Fiquei surpresa com o corte no orçamento do MCTI no primeiro ano, que foi trágico, mas cortes por um segundo ano…”, lamentou. “Espero que isso passe. Confio no ministro”.

 

The 40 Best Hair Growth Supplements
games online home elevators designer retailing

Fashion designer Catherine Walker dies at 65
cheap prom dresses chilly tca look mixture

Papa’s Got a Brand New Gym Bag
cheap flights celebrities slip on loopy kentucky derby hats at prints

How to Be a Distinguished Note Owner
forever 21 which is what he is at this point

How to Find a Pair of Jeans that Fits
miniclip Boston got the win 4 1

Do You Know the Use of IELTS
kleider these details help clothes look their best

Nail fashion was a hit on the Grammy red carpet
ballkleider I could care less if you do or not

What Should I Wear for My Body Type During the Summer
cool math Change the title to Metropolis

Compartilhar