Hélgio Trindade toma posse como Reitor Pro Tempore da UNILA

O ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, dará posse ao professor Dr. Hélgio Trindade no cargo de Reitor Pro Tempore da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), nesta quinta-feira (18), em cerimônia a ser realizada no Ministério da Educação, em Brasília.

Criada oficialmente pelo presidente Lula, em 12 de janeiro deste ano, a UNILA é a primeira universidade federal brasileira com vocação internacional. Sua proposta é contribuir para a integração latino-americana pela formação de recursos humanos, desenvolvimento científico, tecnológico e programas de extensão. A Universidade prevê a cooperação solidária entre instituições de ensino e organismos da América Latina. O reconhecimento entre as diferentes culturas e realidades será proporcionado pela convivência de alunos e professores dos países latino-americanos. Está previsto que 50% das vagas (discente e docente) sejam destinadas ao Brasil e a outra metade aos países da região.

Desde 2008, o planejamento institucional e acadêmico da UNILA está sob a coordenação do professor Hélgio Trindade, convidado pelo MEC para presidir a Comissão de Implantação da Universidade. Doutor em Ciência Política, Trindade foi reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, atualmente, é membro de academias nacionais e internacionais de ciências.

Trajetória acadêmica de Hélgio Trindade

Hélgio Trindade é Doutor em Ciência Política pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris/Université de Paris I /Panthéon-Sorbonne (1971), foi professor Titular de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e reitor da mesma instituição; Presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Pesquisador Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Membro del Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA/Espanha), Vice-Chair do Forum on Higher Education, Research and Knowledge Regional da UNESCO e Consultor e membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional para a Educação na América Latina e no Caribe (IESALC/UNESCO).