Henrique Meirelles profere palestra na Andifes sobre Cenários do Brasil e Educação Superior

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) dá continuidade ao Ciclo de Debates “Cenários do Brasil nos próximos 20 anos e papel da Educação Superior” com palestra do presidente do Banco Central Henrique Meirelles na reunião do Conselho Pleno do dia 17 de novembro, às 10h, na sede da Associação, em Brasília.

Henrique Meirelles é o terceiro participante do ciclo de debates promovido pela Andifes, que já recebeu o deputado federal Ciro Gomes e o senador Cristovam Buarque. O objetivo da Associação é debater temas como cenários econômicos, meio-ambiente, ciências e tecnologia, qualidade da educação e da saúde pública, energia, relações internacionais, entre outros, buscando a interlocução com lideranças de diferentes áreas.

A promoção do ciclo de debates com autoridades políticas e potenciais candidatos à presidência da República é uma iniciativa pioneira da Andifes no cenário brasileiro, tradição já observada no ambiente universitário de países como os Estados Unidos. Devido ao caráter estratégico das universidades no desenvolvimento do país e na formulação de políticas públicas, as instituições de Ensino Superior se tornam espaços privilegiados para tais discussões.

Henrique Meirelles
Henrique de Campos Meirelles assumiu a presidência do Branco Central do Brasil em janeiro de 2003 (início do primeiro mandato do presidente Lula) cargo que ocupa até hoje. Foi quem por mais tempo ocupou a presidência desta instituição. Em 2002 candidatou-se pelo PSDB a deputado federal por Goiás e foi o candidato mais votado, apesar de não ter assumido devido ao chamado para o Banco Central. Atualmente é filiado ao PMDB.

Henrique Meirelles é engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor Honoris Causa pelo Bryant College, Rhode Island, EUA.

Exerceu funções executivas no Banco de Boston, inclusive de presidente mundial, é diretor da Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, desde janeiro de 2001. Exerceu também funções acadêmicas em universidades como Harvard, Cambridge e Massachusets Institute of Technology (MIT).