Hospitais Universitários – Equipamento fortalece relação entre assistência e pesquisa

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que atende a 45 municípios da região do interior do Rio Grande do Sul, receberá uma torre de videocirurgia de última geração e um equipamento portátil de Tele Pack X, o primeiro no estado a ser utilizado para atendimento em otorrinolaringologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Os aparelhos permitem a gravação da imagem dos exames para fins científicos e didáticos, o que fortalecerá a relação entre assistência, ensino e pesquisa na área médica.

A nova tecnologia viabilizou a residência médica em otorrinolaringologia, iniciada em março deste ano. Também contribuiu para o investimento na reforma do prédio, com a abertura de uma terceira unidade ambulatorial. Assim, o hospital estrutura um serviço inédito de assistência à população local.

Os recursos para a obtenção dos equipamentos, no valor de R$ 582 mil, foram liberados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserth), e as compras já foram licitadas. O aparelho de Tele Pack, importado da Alemanha, será usado para diagnóstico de imagem, endoscopia nasal, de faringe e de laringe, e a torre, para tratamento cirúrgico de alta e média complexida.

Ascom MEC